Diferença entre 1080P e 720P para câmeras de vídeo

Escrito por keith evans Google | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre 1080P e 720P para câmeras de vídeo
As câmeras que gravam 1080p armazenam mais linhas horizontais do que as 720p (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As câmeras de vídeo gravam em diversos formatos, e as câmeras de alta definição podem gravar vídeo em, entre outros formatos, 720p e 1080p. Enquanto ambos os formatos são de alta definição, e possuem consideravelmente mais dados do que os vídeos de definição menor, há diversas diferenças entre eles.

Outras pessoas estão lendo

Diferenças

De acordo com o site de entretenimento doméstico Camcorder Info, os dispositivos de gravação e de vídeo de alta definição medem sua saída de acordo com o número de colunas verticais e linhas horizontais das gravações. As câmeras que gravam em resolução 720p armazenam 1280 colunas verticais e 720 linhas horizontais, enquanto as câmeras 1080p, de maior resolução, armazenam 1920 colunas verticais e 1080 linhas horizontais em cada quadro de vídeo. O Camcorder Info indica que ambos os tipos de câmeras usam fitas de alta definição ou outro tipo de mídia de gravação digital, e ambos gravam utilizando a tecnologia de varredura progressiva. De acordo com a loja de eletrônicos Crutchfield, as câmeras 1080p oferecem vídeo consideravelmente mais suave e realista do que os outros tipos de câmera.

Custo

Como as câmeras 1080p utilizam tecnologia de alta definição e representam o que há de mais moderno em tecnologia de gravação, de acordo com dados de setembro de 2011, elas geralmente são bem mais caras do que os modelos que gravam na resolução inferior. De acordo com a Camcorder Info, as câmeras domésticas 720p custam cerca de R$800, no momento de publicação deste artigo, enquanto as 1080p costumam custar mais de R$2.000.

Outros formatos

Além de 720p e 1080p, de acordo com o Camcorder Info, as câmeras podem gravar em diversas outras resoluções. Alguns modelos de alta definição utilizam os formatos 720i e 1080i, de menor qualidade. Esses formatos entrelaçados renderizam apenas metade das linhas em cada quadro de vídeo, gravando as linhas pares em um quadro e as ímpares no quadro seguinte. Este formato reduz a necessidade de processamento de alto desempenho nas câmeras, o que permite que elas utilizem hardware consideravelmente mais barato. Além disso, ainda é possível comprar câmeras de definição padrão, que gravam apenas 480 linhas horizontais de vídeo por quadro.

Considerações

Muitas pessoas podem ficar reticentes em comprar uma câmera de alta definição se não tiverem uma TV ou tela de definição semelhante para assistir o vídeo que gravaram. De acordo com a Crutchfield, a maioria das TVs 720p é capaz de escalonar o vídeo 1080p para que seja exibido em sua resolução de 1280 por 720 pixels. Além disso, muitas TVs podem exibir os sinais de vídeo 720p em resoluções maiores, apesar de existir a possibilidade do vídeo não ocupar toda a tela. Por este motivo, a Crutchfield recomenda que seus clientes comprem os modelos 1080p.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível