A diferença entre os amplificadores monocanais e multicanais

Escrito por scott georghiou | Traduzido por jackellyne y. gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre os amplificadores monocanais e multicanais
Amplificadores monocanais e multicanais geralmente parecem idênticos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Quando estiver pesquisando amplificadores para seu home theater, o sistema de som de seu carro ou uma instalação profissional, uma das primeiras decisões que terá que tomar envolve os canais dos amplificadores. Se não estiver familiarizado com as diferenças entre amplificadores monocanais e multicanais, aprender o básico poderá te ajudar a fazer a melhor escolha.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo os canais

Um amplificador mono (um diminutivo para monaural) pode aceitar somente um único canal de entrada e é capaz somente de fornecer energia para uma conexão de alto-falante. Sendo assim, um amplificador mono pode ser considerado um amplificador monocanal. Em contrapartida, um amplificador multicanal inclui vários monocanais dentro de um único local. Alguns multicanais podem aceitar somente um único sinal de entrada, mas fornecem energia para múltiplos alto-falantes. Outros incluem entradas para cada canal ou permitem que o usuário escolha entre dois canais.

Os usos de um amplificador mono

Um amplificador mono é usado, geralmente, em situações onde somente necessita-se fornecer energia para um único alto-falante ou caixa de som. Isso poderia incluir adicionar um único subwoofer passivo a um sistema de áudio de um carro ou fornecer energia a uma única caixa de som de guitarra ou baixo, usada para uma apresentação musical ao vivo. Alguns audiófilos preferem usar amplificadores mono em seus sistemas de áudio para casa, pois sentem que isso reduz a quantidade de interferência no sinal.

Os usos de um amplificador multicanal

Amplificadores multicanais são, geralmente, usados em situações onde precisa-se fornecer energia para dois ou mais alto-falantes separados, ou caixas de som, com cada um reproduzindo um sinal de som diferente. Muitos receptores de áudio usados em casa são amplificadores multicanais. Um amplificador estéreo básico é capaz de aceitar um sinal estéreo e fornecer energia para um par de alto-falantes. Receptores de home theater mais complexos são capazes de aceitar sinais com até nove faixas de áudio separadas e, então, enviar cada uma delas para um amplificador diferente dentro da caixa do receptor. Amplificadores de áudio de carros estão disponíveis em até cinco canais separados para fornecerem energia para um sistema de alto-falantes completo, com cada canal amplificando um sinal diferente.

Reduzindo as diferenças

Alguns amplificadores multicanais podem ser usados no que chamamos de "modo reduzido". Nesse modo, os amplificadores internos separados trabalham juntos para criar mais poder de saída do que qualquer um dos amplificadores individuais seria capaz de criar individualmente. Fabricantes de amplificadores, geralmente, incluem essa habilidade como uma opção nesse tipo aparelho ao invés de construírem amplificadores mono separados, já que a procura por amplificadores mono é relativamente baixa. Como resultado disso, as pessoas que buscam comprá-los, devem também ter certeza de procurar por multicanais para ver se é possível equipará-los.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível