Diferença entre cabos de microfone Lo-Z e Hi-Z

Escrito por matt mckay | Traduzido por joao marcos padua filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre cabos de microfone Lo-Z e Hi-Z
Microfones de alta impedância são utilizados para aplicações profissionais (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Microfones e cabos são configurados em lo-Z e hi-Z para satisfazer necessidades específicas de áudio. A diferença entre cabos lo-Z e hi-Z é primeiramente física, no entanto uma explicação de impedância, e o uso de sinais balanceados ou não é necessária para entender a função e aplicação dos cabos. O termo "Z” é uma abreviação de impedância como utilizada em fórmulas matemáticas, com "lo" e "hi" significando "low" (baixo) e "high" (alto).

Outras pessoas estão lendo

Básico de impedância de cabos

Em circuitos elétricos, a impedância é a reatância capacitiva e indutiva à voltagem -- o que significa a qualidade e eficiência da corrente elétrica sujeita a propriedades físicas dos fios do cabo. A capacitância da voltagem é a habilidade do cabo em transferir voltagem suficiente do microfone para o equipamento de som sem perdas. Reatância indutiva é a habilidade do cabo de reagir e recuperar após variações de voltagem inerentes na reprodução de diferentes voltagens. A maneira com os cabos transferem voltagem afeta diretamente a qualidade do som.

Cabos lo-Z de microfones

Cabos lo-Z carregam voltagens positivas e negativas através de fios dedicados, além de um fio terra duplicado separado com uma blindagem contra interferência de efeitos elétricos externos. A configuração de dois fios blindados resulta em um sinal "balanceado", que divide a voltagem entre dois fios condutores resultando uma capacitância e reatância aumentada sobre cabos high-Z. Isso possibilita a utilização de fios de microfone maiores com comprimentos de até 120 metros sem degradação do som ou interferências, e é a razão de microfones low-Z e cabos serem utilizados exclusivamente para áudio profissional.

Cabos hi-Z de microfones

Cabos high-Z carregam voltagem positiva e negativa através de um único fio, com um fio terra blindado para minimizar ruídos. A configuração do fio resulta em um sinal "desbalanceado", com um único fio compartilhando voltagem positivo e negativa. Requisitos de microfones de voltagem mais alta são necessários para compensar potenciais perdas de sinal devido à eficiência comprometida e habilidade reduzida de capacitância adequada e reatância ao longo dos cabos. Como o comprimento de um cabo hi-z excede os 6 metros, a qualidade do som é reduzida e a possibilidade de interferências por ruídos externos e zumbidos elétricos aumenta. Microfones e cabos hi-Z não são utilizados em ambientes profissionais por esses motivos.

Conectores de cabos hi-Z e lo-Z

Cabos lo-Z de microfones utilizam conectores XLR de três pinos em ambas as extremidades. O pino 1 é utilizado pelo fio terra blindado, o pino 2 para fio positivo e o pino 3 para o negativo. Cabos hi-Z usam conectores TS de 1/4 polegada na extremidade do mixer e conector XLR de três pinos na extremidade do microfone. O XLR de três pinos no hi-Z utiliza o pino 1 para aterramento, pino 2 ou 3 para fio "hot" dependendo do fabricante do microfone. Microfones hi-Z mais baratos as vezes utilizam cabos integrados com conector TS de 1/4 na extremidade do mixer.

Faixas de impedância

A impedância é medida em ohms e pode variar muito dependendo do modelo do microfone. Microfones de alta impedância variam de 10.000 a 100.000 ohms, com baixa impedância variando de 60 a 600 ohms. Enquanto microfones de alta impedância teoricamente equivalem a sinais de áudio mais fortes devido à voltagem elevada, isso não é sempre desejável devido ao risco de ruídos de acordo com o aumento de impedância. Microfones de baixa impedância de qualidade, conectados a equipamentos de áudio pro-grade compensarão qualquer perda e farão com que longos cabos funcionem silenciosamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível