Qual é a diferença entre os processadores Intel I3, I5 e i7?

Escrito por andy josiah | Traduzido por juarez jr.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a diferença entre os processadores Intel I3, I5 e i7?
Existem três níveis na principal linha de processadores da Intel (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O processadores Intel i3, i5 e i7 de primeira e segunda geração representam as divisões de núcleos de baixo, médio e alto nível, que são as principais unidades desde de meados de 2011 da empresa de processadores orientados aos consumidores Intel Corp. Consequentemente, os três chips de computador contêm várias diferenças notáveis. Além disso, o processador Intel Core i7 tem uma subcategoria orientada para o desempenho, apelidado de "Extreme Edition".

Outras pessoas estão lendo

Descrição principal

Os processadores Intel Core i3, i5 e i7 são divididos em modelos para desktop e laptop (ou móvel). O i3 tem apenas dois núcleos, o i5 tem dois ou quatro e o i7 dois, quatro ou seis. Os chips Intel i3/i5/i7 lançados entre 2008 e 2010 usam o processo de fabricação de 45 nanômetros, enquanto a maioria dos chips pós-2010 usam um processo menor de fabricação de 32 nanômetros.

Velocidades

Com as CPUs de desktop sendo geralmente mais rápidas do que as móveis, a capacidade de processamento dos Intel Core i3, i5 e i7 são de 1,2 GHz a 3,33 GHz, 1,06 GHz a 3,6 GHz e 1,06 GHz a 3,46 GHz, respectivamente. Quanto à velocidade de transferência de dados, a maioria dos chips usam o Direct Media Interface da Intel para alcançar taxas de transferência de 2,5 ou 5 GT/s por segundo. Alguns processadores i7, no entanto, usam o link QuickPath Interconnect da empresa produzindo, assim, a velocidade de transferência de dados de até 6.4 GT/s.

Cache inteligente e energia

Cada processador Intel Core i3, i5 e i7 tem um cache inteligente Intel, que é uma pequena unidade de armazenamento que ele usa para o acesso de alta velocidade de dados do computador. O cache inteligente do Core i3 tem 3MB ou 4MB. Cada núcleo de chip móvel do i5 tem um cache de 3 MB, enquanto os modelos de desktop têm 3MB, 4MB, 6MB e 8MB. Os melhores Core i7 possuem 4MB, 6MB, 8MB e 12MB, com os chips Extreme Edition tendo as duas últimas opções. Com relação ao consumo de energia, os chips de núcleo móvel são mais eficientes do que os de desktop. No entanto, o i7 tem o maior poder de consumo máximo chegando a 130 watts, em comparação com 95W do i5 e 73W do i3.

Tecnologias

O Intel Core i3 é o único da linha que não tem o Turbo Boost da Intel. Esta tecnologia permite que o processador funcione a velocidades mais rápidas, quando o computador está rodando aplicações pesadas. No entanto, o i3 é a única categoria de núcleo que tem todos os chips com a marca Intel Graphics HD, que permite o processamento de gráficos no próprio processador. Isso ocorre porque a Intel começou a prática em 2010, o ano que o i3 foi lançado. Quando o i5 estreou em 2009, três dos seus primeiros chips não tinham o recurso. O i7, que foi lançado em 2008 e tem o chipset Intel HD Graphics faltando em muitos de seus processadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível