A diferença entre uma sala de jantar formal e uma informal

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre uma sala de jantar formal e uma informal
Móveis tradicionais e tapetes exuberantes dão à sala de jantar um ar formal (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O projeto usado em sua sala de jantar depende de sua preferência por uma área formal ou uma informal. Algumas salas de jantar são mais adequadas a uma decoração formal, enquanto outras apresentam um visual mais casual. A localização de sua sala juntamente com sua intenção de como usar o espaço, ajudam a determinar o melhor estilo.

Outras pessoas estão lendo

Localização

Salas de jantar formais formam um ambiente por si só, enquanto as salas informais algumas vezes dividem o espaço com a cozinha ou a sala de estar. A área formal pode ter uma porta que a isola da cozinha e do resto da casa. Salas de jantar que funcionam como passagem são separadas de outros cômodos, mas possuem áreas de passagem que levam para outro cômodo. Uma sala de jantar que funciona como passagem é menos formal do que uma sala separada, mas, como é isolada, pode funcionar como um espaço formal ou um informal.

A diferença entre uma sala de jantar formal e uma informal
Uma sala de jantar que funciona como passagem é menos formal (John Howard/Digital Vision/Getty Images)

Mobília

A maioria das salas de jantar formais apresenta mobília em madeira no estilo tradicional. Todas as cadeiras no estilo Chippendale, Queen Anne e Sheraton possuem uma aparência mais formal que cadeiras de modelos simples e modernos. Estilos de mobílias informais podem usar materiais modernos ao invés de madeira ou mesas com tampos de vidro. Projetos simples que apresentam pernas retas ou mesas estilo fazenda também conferem um visual menos formal ao ambiente. Embora alguns estilos de mobília combinem melhor com uma área de jantar formal, os acessórios usados no ambiente ajudam a determinar a formalidade do espaço.

A diferença entre uma sala de jantar formal e uma informal
Os acessórios usados no ambiente ajudam a determinar a formalidade do espaço (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Revestimentos

Tecidos finos conferem um visual formal, mesmo se o estilo da mobília for mais informal. Mesas de madeira de qualidade podem parecer mais formais sem toalha. Cortinas pesadas e drapeadas em tecido escuro ou seda são mais formais do que painéis cortinados leves ou persianas. Caminhos de mesa e esteiras dão ao ambiente um aspecto menos formal, independentemente do estilo da mobília. Cadeiras formais de salas de jantar raramente são acolchoadas, enquanto que uma almofada pode dar cor e conforto à área informal.

A diferença entre uma sala de jantar formal e uma informal
Cadeiras formais de salas de jantar raramente são acolchoadas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Acessórios

Os acessórios completam o visual da sala de jantar, seja ela formal ou informal. Um lustre ou luminária pendente são opções mais formais quando colocados acima da mesa de jantar. Candelabros de prata ou cristal, jarros e bandejas são mais formais que materiais cerâmicos ou de vidro. A colocação de um tapete sob a mesa também dá outra sensação ao ambiente. Tapetes modernos ou com cores claras são mais informais, enquanto que tapetes escuros no estilo Persa são mais formais.

A diferença entre uma sala de jantar formal e uma informal
Tapetes escuros no estilo Persa são mais formais (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível