Diferenças ente o Autodesk Maya e o 3D Studio Max

Escrito por doug vintage | Traduzido por felipe vargas
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Diferenças ente o Autodesk Maya e o 3D Studio Max
O 3DS Max e o Maya são dois programas de animação e modelagem 3D de grande complexidade desenvolvidos pela Autodesk (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O 3DS Max e o Maya são dois programas de animação e modelagem 3D de grande complexidade desenvolvidos pela Autodesk. Qualquer interessado em se tornar um animador profissional vai provavelmente trabalhar em pelo menos um desses programas, já que eles são os mais comumente usados na indústria de jogos e animação.

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Aplicações

As diferenças mais significativas entre o 3DS Max e o Maya envolvem as indústrias em que os programas são usados. Na indústria de jogos eletrônicos, eles são usados de forma igual. Pela habilidade de interagir com o AutoCad e outras ferramentas de design da Autodesk, o 3DS Max é o programa de modelagem 3D favorito de arquitetos e engenheiros. Na indústria cinematográfica, a maioria dos artistas prefere usar o Maya por conta das ferramentas avançadas de efeitos e animação.

Curva de aprendizado

Embora o 3DS Max e o Maya sejam programas complicados de aprender, um é certamente mais simples que o outro. 3DS Max é considerado mais intuitivo que o Maya, resultando em uma curva de aprendizado mais suave. As funções básicas do 3DS Max podem ser aprendidas em menos de dois meses e artistas já familiarizados com programas de modelagem mais simples se sentirão confortáveis com como o programa funciona. O Maya, por outro lado, é muito menos convencional e apresenta uma curva de aprendizado mais acentuada.

Funcionalidade

O Maya e o 3DS Max são aplicativos semelhantes com diferentes camadas de funcionalidade. O primeiro inclui uma interface totalmente customizável que foi desenvolvida em conjunção com a Disney para permitir um fluxo de trabalho personalizado. Os efeitos visuais detalhados disponíveis permitem a criação de pelos, água e outros sistemas de partículas complexos. O segundo traz uma função "bípede" que permite uma forma rápida e simples de criar e animar personagens usando um sistema de envelopamento de esqueleto.

Compatibilidade

Artistas e animadores 3D trabalham com uma ampla variedade de ferramentas e programas, então a forma com que os aplicativos funcionam juntos é muito importante, o 3DS Max é compatível com programas de captura de movimento que auxiliam no desenvolvimento de jogos eletrônicos e o Maya é compatível com vários plugins de efeitos que ajudam a criar ambientes realistas e efeitos avançados de luz. Tanto um quanto o outro são compatíveis com kits de desenvolvimento de jogos que circulam atualmente, mas o 3DS Max oferece mais opções e flexibilidade.

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