Diferenças entre barbatanas de golfinhos e barbatanas de tubarão

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por nicolle roesner
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre barbatanas de golfinhos e barbatanas de tubarão
Tubarões tendem a ter barbatanas dorsais retas e triangulares, que podem ser dentadas ou irregulares (shark image by jedphoto from Fotolia.com)

Apesar do fato de que tubarões são parentes de sangue frio dos peixes e os golfinhos são mamíferos de sangue quente, os dois animais compartilham várias características. Eles possuem corpos lisos, têm cores parecidas e possuem barbatanas dorsais triangulares e proeminentes. Pode ser difícil diferenciar um tubarão, especialmente à distância. Felizmente, existem algumas regras básicas que os nadadores podem seguir para determinar se eles precisam ou não sair da água. Uma vez que o observador sabe pelo que procurar, diferenciar a barbatana de um tubarão da barbatana de um golfinho se torna muito mais simples.

Outras pessoas estão lendo

Números

De acordo com o Correio Costeiro, a maioria das espécies de golfinhos possuem apenas uma barbatana dorsal, situada no meio das costas. Muitas espécies de tubarão têm uma segunda barbatana localizada perto de sua cauda. Essas barbatanas podem não se sobressaírem da água a não ser que o animal esteja nadando muito perto da superfície. A barbatana secundária é, normalmente, muito menor do que a primeira, mas tende a ter o mesmo formato da barbatana maior.

Curva

A barbatana do golfinho possui uma silhueta curvada, enquanto a maioria das barbatanas de tubarão possuem a borda para frente. Em algumas espécies de tubarão, a extremidade traseira da barbatana dorsal pode ser curvada. Alguns tipos de tubarão também podem mudar a postura de sua barbatana dorsal para que ela se incline levemente. Entretanto, a mudança na postura da barbatana é, raramente, severa o suficiente para ficar parecida com a barbatana de um golfinho. A barbatana do tubarão pode ser inclinada para trás ou ficar reta, mas geralmente não se curva do mesmo jeito que a barbatana de um golfinho. De acordo com The Western Isles, os botos, parentes dos golfinhos, possuem barbatanas retas que podem ser confundidas com as barbatanas dos tubarões. Entretanto, essas criaturas são normalmente tímidas e tendem a ficar longe dos humanos.

Textura

A barbatana da maioria dos golfinhos é lisa e firme, apesar de alguns golfinhos apresentarem sinais de arranhões de encontros com tubarões, lanchas ou outros perigos da água. Golfinhos machucados podem ter barbatanas mutiladas ou partidas. De acordo com o New England Sharks, muitos tubarões possuem a borda de sua barbatana dorsal dentada ou irregular. Isso acontece porque a barbatana dos tubarões são apoiadas por muitos fios fibrosos, diferente da barbatana dos golfinhos que tendem a ser lisas. O grau de irregularidade na barbatana de um tubarão varia por espécie e por indivíduo. Em alguns casos, elas se sobressaem o suficiente para serem vistas à distância, enquanto em outros casos, é difícil de ver a não ser que o observador esteja muito próximo do tubarão.

Ligamento

A parte traseira da barbatana de um golfinho é suavemente conectada às costas do animal, criando uma curva suave. Em muitas espécies de tubarão, a parte traseira da barbatana dorsal é, na verdade, um pouco separada, criando uma ponta solta. Essa área separada pode não ser rapidamente visível, a não ser que o tubarão esteja nadando muito próximo à superfície ou possa ser visto por cima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível