×
Loading ...

Como diferenciar um grilo macho de uma fêmea

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

À primeira vista, grilos machos e fêmeas podem parecer idênticos, mas uma observação mais detalhada permite observar algumas diferenças. O formato do corpo de um grilo fêmea é levemente diferente do de um grilo macho. Outras dicas que ajudam a diferenciá-los são as diferenças no comportamento e na emissão de som. Observá-los e diferenciá-los podem levar não mais do que alguns minutos.

Instruções

É possível diferenciar um grilo macho de uma fêmea observando apenas algumas características (sauterelle image by Julien de Cadoudal from Fotolia.com)
  1. Examine as asas através da lupa. As asas da fêmea são completamente desenvolvidas, enquanto que as do macho são levemente menores. As asas da fêmea são mais alongadas e cobrem mais o corpo. São estreitas e mais pontiagudas na parte inferior. As do macho são relativamente menores, cobrem menos do corpo e são mais arredondadas. As nervuras das asas da fêmea percorrem o comprimento da asa, enquanto que no macho, partes de suas asas não são cobertas por essas nervuras. Talvez seja necessário observar vários exemplares para começar a notar as diferenças.

    Loading...
  2. Examine a parte traseira do grilo. A fêmea possui três apêndices na parte dorsal. O macho, com apenas dois, os têm alongados e projetando-se da ponta do abdome para fora, semelhante a um formato de ''V''. O terceiro apêndice da fêmea, na parte central do ''V'' formado pelos outros dois apêndices, é normalmente maior do que os do macho, sendo responsável por permitir que a fêmea bote os ovos no solo.

  3. Compare o tamanho dos grilos. Se algum deles for consideravelmente maior do que os outros, provavelmente se tratará de uma fêmea carregando ovos.

  4. Observe como se comportam. Grilos cavando no solo, principalmente com a extremidade traseira, são provavelmente fêmeas fazendo buracos, pois estão prestes a botar ovos.

  5. Preste atenção ao som. Se ouvir o cricri típico e conseguir identificar o grilo que produz o som, sem dúvida será um macho. Apenas os machos cricrilam. Eles produzem o som para atrair a atenção das fêmeas, roçando suas asas.

Loading...

Dicas

  • É possível diferenciar os grilos machos das fêmeas apenas ao observar o número de apêndices que possuem, mesmo quando ainda são bem jovens. Para criá-los, tente separá-los o quanto antes para depois colocá-los em cativeiro. É fundamental ser rápido nesse processo porque os grilos vivem pouco: cerca de seis semanas.

O que você precisa

  • Lupa

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...