Espécies e tipos de papagaios

Escrito por abram brown | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Espécies e tipos de papagaios
A arara é um membro muito colorido da família do papagaio (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Papagaios com colorações luminosas vermelhas, verdes e amarelas são elementos da natureza que captam a nossa atenção. Eles são nativos de zonas tropicais, na maioria dos casos das Américas Central e do Sul, mas existem outras espécies que podem ser encontradas na Austrália. Os papagaios alimentam-se basicamente de fruta, sementes e vegetais e vivem na copa das árvores. Papagaios são animais sociáveis. Eles vivem em comunidade e ao escolherem um parceiro é para toda a vida. Existem mais de 350 espécies de papagaios, mas quatro das famílias mais usuais são: amazona, periquito, arara e periquito australiano.

Outras pessoas estão lendo

Amazona (papagaio de bochecha azul, papagaio de nuca amarela, papagaio-campeiro, papagaio-diadema, papagaio-charão, papagaio de cabeça amarela)

Essa espécie de papagaio possui uma plumagem com coloração verde, podendo ser diferente em volta do rosto, onde se apresenta tão luminoso quanto a sua plumagem que pode possuir a cor vermelha, amarela ou azul. Eles crescem a até 38 cm de altura. Esse gênero de papagaio é um imitador nato e pode reproduzir os sons humanos. Ele é nativo da América do Sul, podendo viver mais de 60 anos.

Periquitos (aratinga-de-testa-azul, periquito-de-cabeça-suja, jandaia verdadeira, jandaia amarela, periquito-de-cabeça preta, tiriba-de-cara-suja, periquito-rei, curica-de-bochecha-laranja e amarela)

Os periquitos são papagaios mais pequenos que crescem a até 23 cm. A sua coloração varia desde o amarelo ao verde passando pelo azul-turquesa. Eles distinguem-se dos outros pela cauda longa -- na realidade, a palavra "conure" advém do formato da cauda, ou seja, em cone. Os periquitos são nativos das América Central e do Sul, podendo viver até os 15 ou 20 anos.

Araras (Canindé, Catalina, Asas-verdes, Harlequin, arara-azul-grande, military e araracanga)

A espécie mais conhecida de papagaio é a arara. A sua plumagem luminosa que pode ter uma coloração verde, amarela, azul, vermelho ou uma mistura das quatro cores ajuda a harmonizar-se com o seu habitat natural, que é a floresta tropical. As araras produzem sons fortes para se comunicar do dossel das árvores, além de poder aprender a imitar as vozes das pessoas. A arara é nativa das Américas Central e do Sul e pode crescer a até 102 cm, possuindo uma cauda pendente que a auxilia a voar. Cada arara tem uma envergadura de asa muito grande, sendo a arara-azul-grande aquela que possui a maior, chegando a atingir 120 cm.

Periquitos australianos (Ringneck, Bourke, Derbyan, Lineolated, Mustachec e Plum-Headed)

Os nativos australianos chamavam esses periquitos de "budgerigar". Essa palavra significava "pássaro bom" -- e "bom alimento". O periquito, nativo da Austrália, é um papagaio pequeno que cresce a até 28 cm de altura. Ele tem uma cauda pontiaguda, ao contrário da arara e do papagaio amazona, que possuem caudas maiores com o formato quadrado. Os periquitos são animais de estimação mais comuns por serem pequenos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível