Diferenças entre cabelo cacheado e ondulado

Escrito por jazz sexton | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre cabelo cacheado e ondulado
Nos cabelos cacheados, os cachos são compridos e bem definidos (long curly hair image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com)

Os termos "cabelo cacheado" e "cabelo ondulado" frequentemente são utilizados para definir a mesma coisa, mas esses tipos de cabelo possuem muitas diferenças. Eles diferem no tamanho, na densidade e na textura dos cachos. Ao identificar o seu tipo de cabelo, você poderá encontrar produtos adequados.

Outras pessoas estão lendo

Equívocos

Ainda que os cabelos cacheados e ondulados sejam considerados a mesma coisa por muitas pessoas, o ondulado é, na verdade, um tipo de cabelo cacheado. As três principais categorias de cabelos cacheados são: cacheado, ondulado e encaracolado. Esse tipo de cabelo normalmente é visto como áspero, mas ele é bastante suave. Além disso, o cabelo cacheado tem a reputação de ser grosso, ainda que, muitas vezes, ele também possa ser fino.

Diferenças entre cabelo cacheado e ondulado
Cabelo cacheado (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tipos

O cabelo cacheado possui formas de saca-rolhas ou anel. Exemplos incluem os cabelos de Shirley Temple e Taylor Swift.

O cabelo ondulado fica mais em formato de "S" do que em cachos definidos. Ele também tem um caimento em formato de zigue-zague. Reese Witherspoon e Scarlett Johansson têm cabelo ondulado.

O cabelo encaracolado é aquele tipo que possui cachos mais definidos, menores e em formato de saca-rolha. Ele é comum em pessoas de ascendência africana, e tanto Macy Gray e Alicia Keyes têm esse tipo de cabelo.

Diferenças entre cabelo cacheado e ondulado
O cabelo ondulado possui um padrão levemente zigue-zagueado (black and white smiling image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com)

Identificando

Mesmo que o cabelo seja fino, o cacheado geralmente aparenta maior densidade. Ele começa a se formar no couro cabeludo e mantém a forma até as pontas. Além disso, seus cachos variam em largura, que vai desde a de um lápis até a de uma mangueira de jardim. Já o cabelo ondulado costuma ser liso perto da cabeça. Os cabelos encaracolados, por sua vez, possuem cachos que são os menores em largura e os mais grossos de todos. Os cachos vão do couro cabeludo à ponta e são facilmente distinguidos.

Diferenças entre cabelo cacheado e ondulado
Os cachos encaracolados são os menores (Child image by Miroslav from Fotolia.com)

Cuidados

Pessoas com cabelos ondulados ou cacheados precisam de um secador com difusor — ele fica anexo ao secador e espalha o ar. Como resultado, os cachos não são se desmancham nem adquirem frizz durante a secagem. Para manter os cachos definidos, prefira o secador em uma velocidade mínima enquanto amassa os fios e oscila o aparelho. Após secar o cabelo, aplique mousse ou pomada para dar mais volume aos cachos sem deixá-los pesados. Se o produto que você usa deixa seu cabelo "quebrado", a solução é amassar essas mechas. O cabelo encaracolado é o mais complicado de manter, mas isso pode ser feito com xampus e cremes específicos.

Diferenças entre cabelo cacheado e ondulado
Cabelo encaracolado (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Aviso

Os cachos nunca devem ser penteados quando secos. Isso faz com que eles se desmanchem e tenham frizz. Se o cacho precisa ser revitalizado, use um pouco de spray e amasse as mechas, ou passe um pouco de mousse nas partes lisas. Remolhar o cabelo e usar os dedos para formar os cachos até que o cabelo fique úmido é um processo efetivo.

Diferenças entre cabelo cacheado e ondulado
Cabelo cacheado (Pixland/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível