Diferenças entre PC3200 e PC4200

Escrito por daniel thompson | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre PC3200 e PC4200
Cada placa-mãe só é compatível com determinados tipos de memória RAM (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A memória de acesso aleatório, RAM, é usada para armazenar dados temporários dos microprocessadores do seu computador. As memórias PC3200 e PC4200 são pertencentes a duas gerações diferentes de memória, com desempenho bem diferente. A memória RAM tem seu desempenho medido por dois sistemas diferentes. A especificação "PC" fornece uma medida aproximada de quantos megabytes a memória consegue transferir por segundo.

Outras pessoas estão lendo

Geração

A memória PC3200 é pertencente à primeira geração de memória de taxa de transmissão dupla, DDR, enquanto a memória PC4200 pertence à segunda geração, DDR2. PC3200 é a configuração mais rápida do padrão DDR, e também está disponível como a versão mais lenta da memória DDR2. Por outro lado, a memória PC4200 está disponível apenas na especificação DDR2. As memórias DDR e DDR2 não são intercambiáveis, o que faz com que computadores mais velhos não sejam capazes de utilizar memória da especificação PC4200, que é mais rápida.

Largura de banda

A largura de banda de uma memória RAM determina a quantidade máxima teórica de dados que ela consegue transferir por segundo. A memória PC3200 consegue transferir no máximo 3.200 megabytes por segundo, enquanto a memória PC4200 pode chegar a transmitir 4.266 megabytes por segundo. Na prática, os módulos de memória RAM não chegam a essa velocidade devido a vários fatores, mas você pode comparar as memórias por esses números.

Frequência de ciclos

Cada módulo de memória RAM possui uma frequência de ciclos, assim como um processador. Essa velocidade determina quão rápido o módulo de memória é capaz de processar instruções. Os módulos PC3200 possuem uma velocidade base de 200 megahertz, que é efetivamente dobrada pela tecnologia DDR. A velocidade base dos módulos PC4200 é de 266 megahertz, o que resulta em uma velocidade efetiva de 533 megahertz. A frequência de um módulo de memória RAM é outra forma comum de se referir às memórias. As memórias PC3200 costumam ser chamadas de "DDR400" ou "DDR2-400", de acordo com o tipo de memória, enquanto a memória PC4200 também é chamada de "DDR2-533". Esses nomes especificam a que geração de memória DDR o módulo pertence e sua frequência efetiva.

Compatibilidade

A memória PC3200 de especificação DDR é fisicamente e eletricamente diferente das memórias PC3200 e PC4200 DDR2. Os módulos de memória RAM se comunicam com o controlador de memória usando sinais elétricos a uma tensão específica. A tensão exata de cada módulo de memória varia de acordo com o fabricante, mas geralmente varia menos de 0,2 v do padrão. A memória DDR normalmente opera a 2,5 v, enquanto a memória DDR2 opera a 1,8 v, o que faz com que a memória DDR não seja eletricamente compatível com a memória DDR2. Alem disso, a memória DDR usa um conector de 184 pinos que não é compatível com o conector de 240 pinos do padrão DDR2.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível