Diferentes maneiras de tingir uma camisa com a técnica tie-dye

Escrito por amma marfo | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes maneiras de tingir uma camisa com a técnica tie-dye
A técnica tie-dye consiste no tingimento artístico de tecidos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Como em qualquer projeto de tingimento, você precisará de luvas e uma superfície limpa, preparada com sacos de lixo ou plástico, para protegê-la. Para tingir camisas utilizando a técnica tie-dye, você também precisará de alguns elásticos finos e fortes. Embora você possa comprar camisas brancas em qualquer loja de artesanato, as velhas, que ficaram amareladas ao redor do pescoço e das axilas, mas que por outro lado estão intactas, podem ser revitalizadas com esse procedimento. Enquanto trabalha, apenas certifique-se de seguir as instruções do fabricante da tinta para saber por quanto tempo ela precisa ficar sobre o tecido, antes de enxaguar.

Outras pessoas estão lendo

Espirais

Uma espiral é simples e imediatamente reconhecível. Pulverize a sua camisa com água, para umedecê-la, e estenda-a sobre uma superfície plana. Começando no centro, torça a blusa em um padrão espiral. Continue a torcer até que toda a peça fique espiralada. Coloque três elásticos em torno da camisa de forma espaçada, envolvendo-a completamente, para criar o que se parece com pedaços de torta. Coloque a blusa em uma bandeja, para tingi-la. Utilizando uma garrafa de plástico comprimível, preencha cada "pedaço" da torta com uma tinta de cor diferente. Vire-a de cabeça para baixo e tinja esse lado seguindo o mesmo padrão de cores.

Outra técnica de tingimento na camisa cria uma espiral de duas cores, ao cobrir o lado esquerdo da espiral com uma cor, deixe uma tira branca no centro da forma e cubra a metade direita com uma segunda cor. Para fazer várias espirais em uma camisa, comece a primeira e torça apenas cerca de metade da camisa. Mude para outro o ponto e inicie uma segunda espiral, torcendo na mesma direção. As formas torcerão em direção à outra, até que tenha uma trouxa redonda para colocar os elásticos. Preencha os tingimentos como desejado.

Aranhas

Para fazer um padrão de aranha, comece umedecendo a camisa. Dobre-a ao meio longitudinalmente, igualando as mangas e as laterais. Começando pelo centro, juntamente com a dobra, torça a camisa em forma de espiral. Prenda-a com elásticos ao redor do exterior da trouxa para manter a blusa unida, mas não cruze do jeito que você faria com o padrão em espiral. Utilizando uma cor escura, como preto ou azul, aperte a tinta em uma espiral que segue os rolos da camisa, trabalhando de dentro para fora. Derrame uma segunda e uma terceira cor central em volta da primeira espiral, como desejado. Vire a trouxa de camisa de cabeça para baixo e desenhe as mesmas espirais do outro lado, para saturá-la com cor. Crie uma aranha inversa começando a criar a espiral na área das axilas, em vez de começar pelo centro da camisa.

Círculos

Para fazer círculos ou rosetas, umedeça e estenda a camisa em uma forma plana. Escolha um ponto na camisa e puxe-a para cima, deixando-a pendurada. Torça um elástico na camisa a cerca de 2,5 cm abaixo da ponta que foi puxada. Certifique-se de que o elástico esteja bem apertado ou que o círculo não apareça. Adicione um segundo elástico 2,5 cm abaixo do primeiro, apertando-o firmemente. Repita com um terceiro elástico, se preferir, para obter um círculo maior. Deite a camisa plana quando o primeiro círculo for atado. Escolha um novo ponto e repita para criar um segundo círculo. Repita quantas vezes quiser. Esguiche tinta nas áreas da camisa entre os elásticos, tentando evitar os próprios elásticos. Utilize várias cores ou crie os círculos com apenas uma cor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível