Diferentes tipos de dentes em aligatores, crocodilos e jacarés

Escrito por nancy hayden | Traduzido por karina moraes kurtz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferentes tipos de dentes em aligatores, crocodilos e jacarés
Aligatores são carnívoros enormes com dentes adaptados a sua dieta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aligatores, como todos os crocodilianos, têm apenas um tipo de dente, que apresenta uma forma de cone, além de ser relativamente longo e estar incorporado no exterior da mandíbula. Os dentes do aligátor americano são mais pontudos do que o jacaré-da-china, que são projetados para esmagar ao invés de perfurar. Isto se dá porque esta variedade come mais crustáceos e animais de casca dura do que a sua prima americana.

Outras pessoas estão lendo

Dentes pré-maxiliares

Os dentes pré-maxilares são aqueles localizados logo abaixo das narinas na mandíbula superior. Aligatores americanos têm, geralmente, cerca de cinco dentes localizados perto da ponta do focinho. Mesmo sendo menor, o jacaré-da-china tem o mesmo número. Os dentes são fortes, pontudos e curvam para trás na boca.

Dentes maxilares

Os dentes superiores são aqueles encontradas no maxilar superior, descontando os dentes pré-maxilares. Em aligatores, estes dentes percorrem alinhados ao longo de ambos os lados do maxilar superior e tendem a curvar-se na direção do corpo. Aligatores americanos têm 13 a 15 dentes superiores de cada lado da boca, enquanto o jacaré-da-china tem de 13 a 14. Ao contrário da dentição humana, onde os dentes se encaixam muito perto uns dos outros, os desses animais são espaçados. Os dentes também podem variar em tamanho: de curto a longo.

Dentes mandibulares

Dentes mandibulares são todos aqueles encontrados no maxilar inferior. Como os do maxilar superior, os dentes são de comprimento variado, pontudos e curvados para trás, em direção ao corpo. Os dentes percorrem o comprimento da mandíbula inferior e, geralmente, aparecem cerca de 19 ou 20, em ambos os lados da boca para aligatores americanos, e 18 a 19 para a variedade chinesa.

Fatos sobre os dentes dos aligatores

Ao contrário dos crocodilos, aligatores têm um encaixe em suas mandíbulas superiores em que o grande quarto dente pode nascer torto. O crocodilo tem um sulco no lado de fora do seu focinho no qual os dentes ficam para fora. A forma violenta com que os aligatores se alimentam significa que os dentes podem ser facilmente quebrados ou nocauteados, por essa razão eles são constantemente renovados. Aligatores tem até 80 dentes na boca, em qualquer idade e de uma só vez, mas podem ir até 2 mil a 3 mil dentes durante a sua vida. A razão pela qual os dentes do aligátor sejam tão primitivos e de apenas de um tipo é que eles não mastigam os alimentos e, por essa razão, não precisam de arcada dentária muito requintada. Os dentes têm apenas uma tarefa: agarrar e segurar enquanto as mandíbulas seguram a presa. O animal, em seguida, gira todo o seu corpo, arrancando pedaços de carne da presa com suas poderosas mandíbulas e em seguida as engolem inteiras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível