Mais
×

Como digitar as fórmulas no Excel para não exibir os números menores do que zero

Atualizada April 17, 2017

Existem várias maneiras de evitar que valores menores do que zero sejam exibidos no Microsoft Excel. Pode-se utilizar uma formatação condicional para modificar a cor da célula, a fim de que o valor fique escondido. A utilização deste método faz com que o valor fique retido na célula, para que você possa utilizá-lo em outras fórmulas. Uma outra maneira é converter os números negativos em células ou traços brancos. Nesta opção, os valores não ficarão retidos na célula.

Instruções

    Omitindo os valores negativos com a formatação condicional

  1. Selecione as células na planilha que você deseja formatar.

  2. Clique em "Formatar condicionalmente" abaixo do menu "Formatar".

  3. Selecione "O Valor da célula é" que está no primeiro menu suspenso da Condição 1.

  4. Selecione "Menor ou igual a" que está no segundo menu suspenso.

  5. Digite "0" na próxima caixa.

  6. Clique no botão "Formatar" e selecione "Branco" como cor no menu suspenso. Se a cor das células de fundo for algo diferente do branco, selecione a que irá se misturar e fazer a célula parecer vazia.

  7. Clique em "OK". As células que você aplicou a formatação condicional aparentarão brancas, caso o valor contido nelas seja igual ou menor do que zero. Se colocar o cursor na célula, perceberá o valor atual na barra de fórmulas no topo da planilha.

    Exibir valores negativos como células ou traços em branco

  1. Utilize a função "SE" para especificar o formato de qualquer resultado que for menor ou igual a zero. A sintaxe da função é SE (teste_lógico, valor_se_for_verdadeiro, valor_se_for_falso).

  2. Digite "1" na célula A1 e "2" na célula A2 de sua planilha.

  3. Crie uma fórmula SE na célula A3 digitando: =SE (A1-A2>0,A1-A2, "-"). Neste exemplo, o teste lógico é quando a célula A1 menos a célula A2 for menor do que zero. Se o resultado do teste for verdadeiro, o "valor_se_for_verdadeiro" será exibido, caso não seja, então o "valor_se_for_falso" será exibido. Em nossa fórmula, definimos o "valor_se_for_verdadeiro" como a diferença entre as células A1 e A2 e o "valor_se_for_falso" como o traço. Portanto, se A1-A2 for zero ou menor do que zero, um traço será exibido na célula A3, caso o resultado seja positivo, um numero aparecerá.

  4. Mude os valores nas células A1 e A2 para verificar como isso irá afetar a aparência na célula 3.

Dicas

  • Este processo funciona no Excel para o Windows e para o Mac.
  • Para exibir uma célula em branco quando o valor for zero ou menor, substitua "-" na função SE na fórmula para " ". Uma outra maneira é colocar qualquer sequência de texto entre aspas, pois ele será exibido na célula quando o teste_lógico for falso.

Avisos

  • Ao utilizar formatação condicional, você não poderá fazer referências às células de outras planilhas ou pastas de trabalho.

Coisas Necessárias

  • Microsoft Excel
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article