Como digitar as referências para um trabalho acadêmico

Escrito por philosophy walker | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Citar as referências é essencial quando fontes externas de informações são utilizadas em praticamente todos os trabalhos acadêmicos. Você deve sempre listar suas fontes ao usar textos ou informações que não são suas. Não atribuir sua fonte de informação pode colocá-lo em apuros acadêmicos e legais, portanto siga esses passos para ordenar corretamente suas referências.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decida como deseja formatar suas citações. Pode-se usá-las entre parênteses, em notas de rodapé ou notas finais. As notas de rodapé (que aparecem na parte inferior da página), as notas finais (que aparecem no final do artigo completo) e as citações entre parênteses (que são colocadas entre parênteses no corpo do texto) especificamente destacam informações que vêm de uma outra fonte e não é seu material original. Ambos os tipos de notas utilizam uma série de números ou símbolos sobrescritos a seguir do texto citado ou parafraseado, que corresponda a informações listadas sobre suas fontes, enquanto as citações entre parênteses são simplesmente inseridas no texto após o material de que são referência. Verifique com seu professor para ver se ele prefere um tipo específico de referência. Há também muitas escolas diferentes de citação: The Chicago Manual of Style, a Modern Language Association (MLA) e o formato Turabian são três métodos comuns de referência. Esse artigo usa o formato MLA, que é comum tanto nas escolas de ensino médio quanto nas faculdades e universidades. Caso deseje usar um formato diferente, existem guias de referência de sobra disponíveis online.

  2. 2

    Quando citar ou utilizar as informações de um livro, revista, jornal, filme, artigo ou outra referência, insira corretamente as informações relevantes na citação, dependendo de qual forma estiver sendo usada. Para citações entre parênteses, digite o sobrenome do autor ou do criador, seguido do número da página dentro de um conjunto de parênteses, no final da frase de referência, assim: Essa aparente evasão parece derivar das intenções dos sonetos; "ao contrário dos poemas de muitos outros sonetistas, os sonetos de Pamphilia não são feitos para cortejar e conquistar seu amante, nem para expressar apego ao seu encanto físico" (Beilin 233). Se o nome do autor já tiver sido mencionado na frase, digite apenas o número da página entre parênteses no final, assim: Friedan afirma que, nos anos 1950 e 1960, a sociedade não "permitia às mulheres aceitarem ou gratificarem a necessidade básica de crescerem e alcançarem sua plenitude como seres humanos" (77). Se o nome do autor não for disponibilizado, em vez disso, use o nome do texto.

  3. 3

    Caso esteja usando notas de rodapé, coloque um número sobrescrito após o final da frase em que estiver citando ou utilizando ideias de uma fonte. Se estiver usando o Microsoft Word, isso pode ser conseguido escolhendo o menu "Inserir" no topo da tela e em seguida "Footnote..." nesse menu. Se usar esse recurso, o programa numerará automaticamente as notas e fornecerá espaço no rodapé (o espaço na parte inferior do documento) para sua citação. Na parte inferior da página, após o número correspondente ao que estiver no final da frase que estiver referenciando, digite a citação utilizando essas informações: nome completo do autor, título da obra (sublinhado), cidade de publicação, nome da editora, data da publicação e número da página usada. A citação deve ser semelhante a essa: Richard Zitrin e Carol M. Langford, The Moral Compass of the American Lawyer: Truth, Justice, Power, and Greed (New York: Ballantine Books, 1999) 21. [O título deve ser sublinhado, mas não é possível mostrar isso aqui].

  4. 4

    Caso esteja usando as notas de rodapé e citando uma fonte pela segunda vez consecutiva, coloque a palavra "Ibidem" no espaço da nota seguinte ao invés de uma citação. Se as referências da nota de rodapé forem da mesma fonte, mas seleciona o material em uma página diferente, escreva "Ibidem" e, em seguida, o novo número da página. Caso esteja usando uma fonte pela segunda vez não consecutiva, coloque apenas o sobrenome do autor e o número da página na área do rodapé ou se estiver usando várias fontes do mesmo autor, inclua o título também.

  5. 5

    As notas finais devem ser formatadas da mesma forma, mas ao invés de colocar a citação na parte inferior da página, ela deve ser colocada no fim do trabalho. Para fazer isso no Microsoft Word, escolha o menu "Inserir" do topo da tela e, em seguida, escolha "Footnote..." daquele menu. Quando abrir uma janela, clique no botão de opção ao lado de "Nota de rodapé" e clique em "Ok".

  6. 6

    Quando terminar de escrever, será necessário criar uma página de "bibliografia" ou "obras citadas" no final do artigo. Uma página de "obras citadas" lista apenas as referências citadas no seu trabalho, enquanto que uma bibliografia lista todas as referências consultadas enquanto o escrevia, mesmo se você não os tiver referenciado explicitamente. Pergunte ao seu professor qual ele prefere, na maioria das vezes, eles preferirão uma página de obras citadas, pois nela não é tão fácil "gastar espaço" usando referências que você, na verdade, pode não ter consultado. Para criar uma página de bibliografia ou de obras citadas, basta listar todas as referências, com o nome do autor (sobrenome, primeiro nome), título da obra, cidade em que foi publicada, nome da editora, ano de publicação. Uma amostra de citação para um livro ficaria assim: Christians, Clifford G., et al. Media Ethics: Cases and Moral Reasoning. 7th ed. Boston: Pearson Education, 2005. p. 43. [O título deve ser sublinhado, mas não é possível mostrar isso aqui]. Liste todas as citações em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do autor (ou o título da obra, se não for fornecido o nome de um autor).

Dicas & Advertências

  • Você pode usar o site EasyBib.com para criar uma página de bibliografia ou de obras citadas facilmente. Basta seguir o link abaixo, digitar as informações sobre suas fontes, e o site criará uma página para você!
  • Existem diferentes regras de formatação quando utiliza-se materiais como filmes, artigos, sites e outras mídias. Veja os links abaixo para mais informações sobre como fazer referência a eles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível