on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como dimensionar vigas de madeira

As vigas de engenharia de madeira proporcionam vantagens significativas em relação a madeira serrada convencional. Por exemplo, elas concedem o dobro da resistência à flexão, dão mais versatilidade no design e são mais leves e, por isso, mais baratas para transportar. Essas características permitem aos empreiteiros aumentar o intervalo entre as vigas, o que reduz pela metade a quantidade de madeira exigida. Isso reduz a deformação e torções dos pisos e telhados e também diminui o peso da estrutura de um edifício. Isso tudo mais que compensa o custo maior inicial das vigas de madeira. O tipo e o tamanho das vigas que você necessitará depende do propósito do seu projeto e as especificações que ele precisa ter.

Instruções

As vigas de madeira aumentam a força e a estabilidade de telhados e pisos (Hans Hansen/Lifesize/Getty Images)
  1. Determine o tipo de carga que suas vigas terão que suportar. Isso dependerá do uso que elas terão. Por exemplo, se está usando as vigas de madeira para suportar o primeiro piso da sua casa, você vai precisar estimar o peso máximo que elas terão que aguentar, incluindo as pessoas, eletrodomésticos e móveis.

    Loading...
  2. Determine o comprimento dos vãos. Quanto maior o vão entre as vigas, mais peso elas terão que suportar. Isso afetará a largura, profundidade e a qualidade das suas vigas de madeira.

  3. Estime o peso total que as vigas terão que suportar. Uma boa regra é que cada 30 cm de viga suportará 7 kg de peso constante (peso morto) e 22 kg de carga viva, variável. Então, uma viga de 3 m terá que suportar por volta 290 kg.

  4. Compare suas medidas e especificações com uma tabela de vãos e cargas de um fabricante, para determinar qual modelo, tamanho e qualidade da madeira você precisará.

Loading...

O que você precisa

  • Tabelas de vãos e cargas
  • Calculadora
  • Planta da estrutura
  • Fita métrica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...