on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como saber a direção sem uma bússola usando um relógio

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ninguém planeja se perder. Na mata, a desorientação pode resultar da perda de um sinal de trilha ou lapso de atenção. Saber direção geral pode significar a diferença entre encontrar a trilha novamente e procurar inutilmente por horas. Sem uma bússola disponível, o andarilho sagaz depende do seu relógio analógico para determinar a direção. O procedimento para determinar a direção varia de acordo com o hemisfério.

Instruções

Um relógio analógico pode dizer mais do que apenas a data e a hora (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Hemisfério norte

  1. Segure a face do relógio paralela ao chão.

    Loading...
  2. Aponte o ponteiro das horas da hora atual na direção do sol.

  3. Marque o ponto a meio caminho entre o ponteiro das horas e a posição das 12 horas. Esta posição indica o sul. Por exemplo, se o relógio registra a hora atual de quatro horas, a posição de 2 horas indicaria sul. Para encontrar o norte, gire 180 graus a partir da posição sul.

    Hemisfério sul

  1. Segure a face do relógio paralela ao chão.

  2. Aponte a posição de 12 horas do relógio na direção do sol.

  3. Marque o ponto médio entre a posição das 12 horas e o ponteiro das horas. Esta posição indica o norte. Por exemplo, se o relógio registra um hora atual de 8 horas, a posição das 10 horas indicaria o norte. Para encontrar o sul, gire 180 graus a partir da posição norte.

Loading...

Dicas

  • Para compensar o horário de verão, use a posição de 1 hora, ao invés da posição de 12 horas para uma medição mais precisa.

O que você precisa

  • Relógio analógico

Referências

Loading ...
Loading ...