Como dirigir poses de modelos em um ensaio fotográfico

Escrito por kieve kavanaugh | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
Como dirigir poses de modelos em um ensaio fotográfico
Ensaio fotográfico (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

É sabido por fotógrafos que as modelos mais descontraídas, tranquilas e que se divertem em frente às lentes ficam melhor nas fotografias, portanto fazer com que a sua modelo se sinta bela, ajuda a deixá-la mais bonita nas fotos. Um ambiente convidativo cria a atmosfera perfeita para o ensaio fotográfico. Um cenário silencioso, um camarim particular para troca de roupas, uma sala de maquiagem bem iluminada, uma área de estar com assentos confortáveis e música ajudam a dar o glamour necessário para o ambiente das fotos. Da próxima vez que for realizar um ensaio com alguém, tente usar essas técnicas.

Instruções

    O ânimo no ensaio fotográfico

  1. 1

    Um clima de beleza é fundamental. Vestiário, maquiagem e cabelo: tudo isso contribui para o fator glamour do ensaio fotográfico. Um estado de espírito descontraído e tranquilo também é fundamental. Uma modelo calma se movimenta e faz poses com maior facilidade. Na década de 80, o vinho era regra nos ensaios glamourosos de fotos e a música de fundo ajudava as modelas a relaxar. Os melhores fotógrafos ajudarão as modelos a se sentirem belas ao mesmo tempo em que criam um ambiente confortável para elas.

  2. 2

    As expressões faciais são o aspecto mais desafiador para as modelos, pois o medo e falta de confiança são refletidos no olhar. Para evitar esse tipo de problema, peça para a modelo fazer o seguinte exercício antes do ensaio: em frente ao espelho, peça para ela pronuncia vagarosamente as vogais: A / E / I / O / U. Essas vogais produzem várias expressões faciais desde uma expressão mais amuada até mesmo um sorriso. Observar esse processo no espelho ajuda a modelo a aprender o quanto ela deve abrir os lábios para evitar mostrar a gengiva e como sorrir sem fechar demais os olhos ou enrugar o rosto. Quando ela chegar ao estúdio fotográfico, peça para ela fazer esse exercício para você para conhecer variedade de expressões faciais da modelo.

  3. 3

    Quando a modelo estiver sentada, analise as feições dela. Com o auxílio das mãos como apoio, é possível “remodelar” o rosto da modelo. As bochechas salientes e a papada podem ser eliminadas rapidamente. Peça para a modelo usar as mãos para apoiar o queixo ou a mandíbula. Garanta que ela não esteja aplicando muita pressão nas mãos, mas esteja apenas usando-as para criar o resultado desejado para a foto. Lembre-se de pedir para ela manter os dedos alinhados próximo uns aos outros sem esticá-los.

  4. 4

    Se a modelo tiver um pescoço maior ou várias dobras embaixo do queixo, você pode reduzir esses defeitos pedindo para ela esticar o pescoço para frente o máximo possível para definir a linha da mandíbula. A modelo deve empurrar a cabeça para frente, fazendo com que a mandíbula fique exposta para a câmera.

    Os ombros da modelo devem estar eretos, e o ombro que estiver mais afastado da câmera deve ficar um pouco mais levantado.

  5. 5

    Curvar um pouco a cintura diminui o espaço entre o quadril e o tronco. Os quadris e a barriga nunca devem ficar de frente à câmera, mas devem aparecer de perfil ou apenas três - quartos dessa região na fotografia.

    Para fazer com que a modelo fique com os tornozelos levemente curvados nas fotos, é preciso usar salto alto; os dedos dos pés não devem apontar diretamente para a câmera. A silhueta da modelo deve ficar em formato de “S”. Os principais pontos de contato com a câmera devem ser os olhos e os ombros.

Dicas & Advertências

  • O nariz fica maior em fotos de perfil, portanto, evite tirar fotos de um ângulo que não favoreça a modelo. Se a iluminação não for bem controlada, a luz pode lançar uma sombra no nariz que vai deixá-lo maior. Um truque para fazer com que o nariz fique menor e mais estreito é pedir para que a modelo fique com o nariz de frente à câmera e com o queixo um pouco levantado.
  • Para minimizar as marcas de expressão e rugas, utilize uma iluminação frontal mais suave.
  • Para evitar que as olheiras apareçam na foto, utilize um refletor guarda-chuva no chão para lançar luz na área de baixo dos olhos da modelo.
  • Se deseja obter um resultado profissional, contrate um maquiador.

O que você precisa?

  • Modelo
  • Câmera digital
  • Plano de fundo
  • Vestiário
  • Maquiagem
  • Iluminação

Lista completaMinimizar