Mais
×

Como distinguir entre aço e ferro fundido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para realizar a soldagem, o encaixe de canos, serviços de encanamento e outros trabalhos com metal, o indivíduo precisa saber a diferença entre o aço fundido e o ferro fundido. O ferro é mais barato, precisa de menos energia para moldagem e tem um ponto de fusão mais baixo que o do aço fundido, que é mais confiável para moldagens mais complicadas, já que ele é mais flexível e tem resistência mais alta a tensões. É possível realizar testes para distinguir esses dois metais, alguns sendo levemente destrutivos. Se você não quiser estragar seus materiais, é possível identificar as diferenças através de observações simples.

Instruções

Faça um teste de faísca para diferenciar o ferro e o aço fundido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Identifique o material metálico observando a cor de sua superfície. O aço fundido é cinza escuro, ao passo que tanto o ferro fundido branco como o cinza têm uma aparência menos brilhante.

  2. Faça um teste de faísca segurando a borda da sua amostra de metal contra a borda cortante de um rebolo abrasivo. Se o metal gerar faíscas vermelhas, trata-se de ferro fundido. Se as faíscas forem brancas, trata-se de aço.

  3. Lixe um pequeno pedaço de metal da amostra usando uma lixa de metal ou um cinzel. Se o material for composto por aço fundido, você será capaz de lixar uma lasca contínua. Para o ferro fundido, apenas lascas pequenas poderão ser retiradas.

  4. Faça um teste de fusão, caso você tenha sobras de metal. Segure um maçarico sobre a amostra depois de colocar suas luvas e seus óculos de proteção. Observe a cor da luz que fica ao redor do metal conforme ele derrete. O ferro fundido fica vermelho conforme ele começa a fundir, ao passo que o aço fica branco. Isso acontece porque o aço fundido derrete a uma temperatura mais alta do que o ferro.

O que você precisa

  • Rebolo abrasivo
  • Lixa de metal
  • Maçarico
  • Máscara de segurança
  • Luvas de segurança
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article