SPA em casa: Aprenda a fazer máscaras faciais

Escrito por reagan alexander | Traduzido por silvia musselli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Cuidados com a pele e máscara facial caseira

SPA em casa: Aprenda a fazer máscaras faciais
A sensação de quem recém saiu do spa não está mais longe do que sua cozinha (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Algo que eu faço e recomendo a todos os meus clientes é a utilização de máscaras diariamente. Muitas vezes, sua geladeira é a melhor fonte natural para cuidar da pele.

— Vera Kantor, especialista em pele e proprietária do Verabella Spa, Beverly Hills, Califórnia

Temos apenas um rosto. Então, mesmo que representantes da ciência médica moderna possam adiar, para a grande maioria de nós, o rosto que dormimos é o mesmo com o qual vamos acordar manhã após manhã. Por isso, é nosso dever cuidar dele. Podemos até hidratar e usar grandes quantidades de protetor solar, mas os nossos rostos estão nas linhas frontais, sujeitos não só aos elementos da natureza e de nosso estilo de vida, mas também às nossas emoções. Uma máscara facial é a melhor maneira de cuidar e proteger, mas nem sempre é possível ir a um spa ou a uma clínica de estética uma vez por semana. Felizmente, para nós e nossos rostos, os ingredientes para uma máscara facial calmante, rápida e fácil, estão em nossas cozinhas. Para isso, precisamos só de alguns procedimentos para manter nossa pele tão jovem quanto possível.

Danos causados pelo estilo de vida

Não é só o sol ou os radicais livres que são os causadores dos danos diários em nossos rostos. A forma como conduzimos nossas vidas, os sorrisos e lágrimas, contribuem bastante para o que acontece com nossa pele. Muitas vezes, esquecemos que também é um dos órgãos do nosso corpo.

"O grande erro para a pele das pessoas é elas fazerem más escolhas em sua vida', explica o doutor Harold A. Lancer, do Lancer Dermatology, em Beverly Hills, Califórnia. "Uma dieta ruim, falta de exercício, incapacidade de lidar com o estresse, exposição a toxinas, uso excessivo de álcool e tabaco. Esses são fatores que contribuem para prejudicar a sua pele, assim como maus hábitos na hora de dormir", completa o especialista.

Não podemos parar o tempo e o sonho da fonte da juventude fica melhor em um filme da Disney, mas mudanças simples podem alterar o efeito que temos sobre a nossa pele. Chame de "estilo de vida facial."

"Se implementamos as alterações adequadas no nosso estilo de vida junto com um cuidado caseiro, pode não ser necessário recorrer a procedimentos médicos invasivos que, no fim, acabam sendo um desperdício de tempo, energia e dinheiro", conta Lancer. Para o especialista, a melhor maneira de ajudar a sua pele é hidratando, ou seja, aumente a quantidade de água que você bebe e reduza o consumo de sal.

Benefícios de uma máscara caseira

Uma máscara facial não é apenas um mimo. Também serve, principalmente, para rejuvenescer a pele que sofre diariamente com os efeitos dos elementos da natureza e da idade. Por causa de alguns limites, como tempo e dinheiro, idas regulares ao salão de beleza ou centro de estética podem custar caro. Por isso, os especialistas recomendam que os cuidados com a pele devem começar em casa.

"O cuidado diário é muito importante para manter a pele saudável e brilhante. Algo que eu faço e recomendo a todos os meus clientes é a utilização de máscaras diariamente. Muitas vezes, sua geladeira é a melhor fonte natural para cuidar da pele", diz a especialista Vera Kantor, do Verabella Spa de Beverly Hills, Califórnia

Por incrível que pareça, os ingredientes de um simples almoço saudável funcionam muito bem quando se trata de melhorar a aparência de sua pele. "Eu gosto de usar itens, como ovos, iogurte, morangos e pepinos. Aplico máscaras diferentes a cada manhã, quando lavo meu rosto e tonifico, antes de tomar o meu café da manhã", explica Kantor.

Para aquelas que preferem o tratamento noturno, Harold A. Lancer dá algumas dicas de máscaras caseiras, que chegam a ser deliciosas. "Você pode fazer uma de abobrinha amarela em pó e suco orgânico puro de romã, que ajuda a pele danificada pelo sol. O azeite de oliva com uma lima espremida pode ser um tonificador eficaz, ao passo que o óleo de sementes de uva pode ser usado como um produto de limpeza facial puro e simples", conta o doutor.

Para Lanacer, a abobrinha amarela é um aditivo para uso tópico de baixa acidez, que não irrita, e server como calmante para a pele. Além disso, ajuda na manutenção da hidratação nas camadas da derme e epiderme. "Se adicionar romã na máscara facial, ajudar a reduzir o tamanho dos poros", completa.

"Os tratamentos de spa são ótimos, se realizados por um pessoal altamente qualificado com materiais de qualidade. Mas os hábitos em casa, uma ou duas vezes por dia, são fundamentais no processo de reparação da pele, para que seja consistente e benéfico", garante Lanacer.

Poupe tempo e salve a sua pele

Você pode estar pensando que, mesmo tendo os ingredientes para fazer uma máscara facial, não tem um espaço na agenda para se cuidar. Por isso, esse procedimento caseiro proporciona fazer outras atividades do dia em casa enquanto ela está sendo aplicada no seu rosto.

"A maioria das pessoas acham que precisam aplicar uma máscara uma ou duas vezes por semana e levar de 20 a 30 minutos para relaxar durante esse tempo. Na verdade, leva apenas alguns minutos para a aplicação e sua pele será beneficiada, mesmo que não tenha tempo para parar um pouco. Você pode aplicar a máscara ao verificar o seu email ou quando estiver preparando o almoço para seus filhos", justifica Vera Kantor.

Mesmo que suas manhãs sejam agitadas e não consegue dedicar um minuto para você, tente encontrar um tempo para uma limpeza de pele no final do dia. "Tente criar sua rotina noturna de cuidados com a pele. Faça assim que chegar em casa do trabalho ou da escola, desde que não tenha planos de sair. Deixe a bolsa, mude de roupa, lave o rosto e aplique um hidratante noturno", completa a especialista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível