Saúde

Doenças de gato perigosas para mulheres grávidas

Escrito por aja dorsey jackson | Traduzido por lara kimberly pedra barbosa
Doenças de gato perigosas para mulheres grávidas

Gatos podem transmitir uma doença rara mas bem séria para mulheres grávidas

Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli

Gatos podem ter um papel importante na dizimação da toxoplasmose. Mesmo que a doença seja rara, ela pode ter efeitos severamente danosos a um feto se a mãe contrair a doença quando estiver grávida.

Outras pessoas estão lendo

Transmissão

Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli

A toxoplasmose é causada pela explicação ao parasita toxoplasma. Gatos podem contrair o parasita ao comerem roedores ou outros animais pequenos que estão infectados. O toxoplasma é então passado para as fezes do gato, pelas quais a qual a mulher grávida teria mais risco de se infectar. A transmissão através das fezes de gato pode ocorrer quando se estiver mudando a caixa sanitária de um gato infectado e acidentalmente tocar a boca ou alguma parte do corpo.

Efeitos

Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli

Uma mãe infectada com o toxoplasma pode não ter sintoma nenhum. A doença é mais danosa para fetos. Riscos a este incluem graves danos ao cérebro, cegueira ou deficiência mental que podem aparecer na hora do nascimento ou mais tarde durante o desenvolvimento da criança.

Prevenção

Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli

Pode-se reduzir muito o risco de infecção se certas precauções de segurança forem seguidas. Se possível, mande outra pessoa limpar a caixa sanitária do seu gato. Se tem que limpá-la, use luvas descartáveis e lave suas mãos completamente antes de tocar seu rosto. Deixe os gatos dentro de casa e os alimente com apenas comida enlatada ou comida seca. Se você tiver contato com solo ou areia por meio de jardinagem ou outras atividades, use luvas e lave suas mãos completamente depois do contato.

Tratamento

Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli

Um médico pode fazer um exame para ver se você entrou em contato com a doença. Se você foi infectado durante ou pouco antes da gravidez, medicação e monitoramento constante da sua gravidez e do feto são recomendados.

Considerações

Image by Flickr.com, courtesy of Alessandro Valli

Toxoplasmose é uma doença transmitida pela alimentação e os gatos não são a única forma de transmissão da doença. Evite contrair a doença de outras fontes cozinhando alimentos a temperaturas seguras através da lavagem de frutas, vegetais e superfícies em que você cozinha, além de evitar beber água não tratada.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media