Doenças oculares em papagaios

Problemas oculares em papagaios normalmente são apenas sintomas de condição muito mais grave

parrot image by Martin Prosek from Fotolia.com

Sempre que um papagaio apresentar secreção ocular ele deve ser imediatamente levado para um veterinário de pássaros. Secreção ocular é um sintoma de conjuntivite aviária, que por sua vez é apenas um sintoma de condição muito mais grave.

Sinais de conjuntivite

Papagaios e aves de estimação com conjuntivite apresentam olhos inchados, vermelhos e lacrimejantes, com secreções endurecidas ao redor. Conjuntivite aviária normalmente é acompanhada de problemas respiratórios.

Causas comuns

Conjuntivite é um sintoma da doença de Pacheco (PDV), chlamydophila psittaci (febre de papagaio), doença exótica de Newcastle, infecção bacteriana e infecção fúngica.

Outras doenças oculares

Papagaios e aves de estimação também estão suscetíveis a outros problemas oculares. Infecção Mycoplasma apresenta olhos vermelhos e lacrimejantes, problemas respiratórios e "rabo balançando". Infecção por salmonela pode causar letargia, olhos inchados e perda de peso. Exposição a toxinas do ar, como fumaça de cigarro, também pode causar irritação ocular em pássaros.

Tratamentos

Pássaros com conjuntivite ou outro problema ocular precisam ser levados para um veterinário aviário para tratamentos antibióticos ou antifúngico.

Avisos

Qualquer pássaro que apresente sinais de que está com conjuntivite deve ser colocado em quarentena de outros animais de estimação da casa, especialmente outros pássaros. Quando estiver lidando com animais infectados, certifique-se de lavar e desinfetar as mãos e as roupas antes de interagir com outros animais ou pessoas.

eHow Brasil
×