Cólicas em gatos

Escrito por sophie reynolds | Traduzido por nathalia antunes
Cólicas em gatos

Os gatos, especialmente filhotes, são propensos à cólica

cat image by John Hofboer from Fotolia.com

Os gatos de todas as idades são suscetíveis à cólica, que é um acúmulo de gás no abdômen, o que causa dor nessa região. Assim como as crianças são mais suscetíveis à cólica, os gatinhos são mais propensos a esse mal do que os gatos adultos.

Outras pessoas estão lendo

Causas

cat image by John Hofboer from Fotolia.com

A alimentação de baixa qualidade, como alimentos comerciais com aditivos e conservantes, pode causar cólicas em gatos. A ingestão de alimentos estragados, lixo ou substâncias tóxicas, como produtos de uso doméstico ou pesticidas, podem também causar cólicas nos felinos. A cólica também pode ser causada por uma infecção bacteriana, viral ou parasítica, insuficiência hepática, doença renal, úlceras, doenças inflamatórias do intestino ou outra doença.

Sintomas

cat image by John Hofboer from Fotolia.com

Os sinais de aviso de que um gato pode ter cólica incluem dor abdominal, corpo arqueado para trás, distensão abdominal, perda de apetite e fraqueza geral. Com o aumento da dor abdominal, um gato pode rolar, se contorcer no chão ou, em casos muito graves, pode ficar apático ou até mesmo perder a consciência.

Diagnóstico de cólica

cat image by John Hofboer from Fotolia.com

Se o gato ficar inconsciente ou a cólica for aguda, o animal deverá ser levado imediatamente a um veterinário. Pode ser necessário um raio-X , um ultrassom abdominal ou outro exame para diagnosticar corretamente.

Tratando a cólica

O tratamento inclui retenção de alimentos durante pelo menos 24 horas. Posterior a esse tempo, a alimentação do gato deve ser de uma dieta leve de arroz cozido e frango. É possível que o animal tenha que fazer terapia de eletrólito.

Remédios homeopáticos

cat image by John Hofboer from Fotolia.com

Ervas, plantas e remédios homeopáticos podem atuar como uma ajuda digestiva e desintoxicar o sistema digestivo do gato.

Dicas para prever que o gato tenha cólica

cat image by John Hofboer from Fotolia.com

Há uma série de coisas que se pode fazer para aliviar os sintomas e prevenir o aparecimento de um episódio de cólica. Alimente seu gato com comida balanceada de alta qualidade, de preferência naturais e sem aditivos ou conservantes. Mantenha os alimentos estragados, produtos químicos e venenos distantes do gato. Forneça água limpa e fresca em abundância. Ao primeiro sinal de desconforto abdominal, corte qualquer alimentação por 24 horas para descansar o estômago.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media