Doenças do sistema circulatório

Escrito por eric dontigney | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O sistema circulatório, também chamado de sistema cardiovascular, compreende o coração e vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares). Seu objetivo principal é o transporte de sangue, gases e resíduos (principalmente resíduos nitrogenados do metabolismo celular) para ou a partir dos tecidos e órgãos. As doenças que afetam o sistema circulatório reduzem a capacidade geral do sistema de funcionar, danificando fisicamente o coração e os vasos ou obstruindo o fluxo de sangue.

Outras pessoas estão lendo

Aterosclerose

A aterosclerose é uma das formas mais comuns de doenças das artérias coronárias. Ela é caracterizada pela acumulação de depósitos nas artérias. Esses acúmulos são chamados de placas e são tipicamente formados de gorduras, mas também podem incluir o colesterol e cálcio. As placas obstruem o fluxo sanguíneo do coração, o que obriga o músculo cardíaco a trabalhar mais para o transporte de sangue. A condição também provoca o endurecimento dos vasos. Em alguns casos, as placas explodirão e provocarão um coágulo, que pode cortar o fluxo de sangue completamente.

Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco, também chamado de enfarte do miocárdio, ocorre quando o fluxo de sangue para o coração é completamente cortado. Placas estouradas devido à aterosclerose é uma causa comum. A falta de sangue e oxigênio no coração começa a danificar o músculo cardíaco. Se o bloqueio dura muito tempo, o músculo começa a morrer. O dano causado pela morte muscular resulta em uma cicatriz no coração que o impede de funcionar em sua plena capacidade.

Hipertensão

A hipertensão, mais popularmente chamada de pressão alta, é uma condição na qual a resistência provocada pelo sangue que flui através dos vasos sanguíneos cria muita pressão. A pressão arterial é representada por dois números, a pressão sistólica (bombeamento do coração) e pressão diastólica (coração em repouso). A pressão normal ou saudável é de 120 (sistólica) / 80 (diastólica). Uma leitura de 140/90 ou acima disso é considerada hipertensiva. A grande maioria dos casos não tem causa específica.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva é caracterizada por um enfraquecimento ou endurecimento do músculo cardíaco que o deixa incapaz de mover uma quantidade suficiente de sangue. É causada por doenças que obrigam o músculo cardíaco a trabalhar mais para movimentar o sangue, como aterosclerose e hipertensão. Os sintomas incluem acúmulo de líquido (edema), fadiga e falta de ar.

Acidente vascular cerebral

Um acidente vascular cerebral, também chamado de derrame, ocorre quando o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro é interrompido. Isto pode ser causado por dois tipos de AVC. Em um derrame isquêmico, uma artéria que fornece sangue ao cérebro é bloqueada por um coágulo. Em um acidente vascular cerebral hemorrágico, o vaso se rompe, o que causa a hemorragia no cérebro ou em torno dele. Em ambos os casos, haverá danos ao tecido cerebral que podem ter efeitos a longo prazo, tanto no controle motor quanto na personalidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível