×
Loading ...

Como drenar a água de um ar-condicionado de janela

Os aparelhos de ar-condicionado de janela são bem-vindos em climas quentes, quando a casa não possui um sistema de ar-condicionado central. Essas unidades produzem água, que deveria passar longe da janela e do aparelho. Quando o ar-condicionado não está posicionado da forma correta ou quando seu sistema de drenagem está bloqueado, a água pode acumular e causar problemas. Corrigi-los é algo geralmente simples, que a maioria das pessoas pode fazer.

Instruções

Unidade típica de ar-condicionado instalada na janela (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Desligue o ar-condicionado.

    Loading...
  2. Localize o filtro. Geralmente, o aparelho tem uma porta na parte interna da unidade, onde fica o filtro. Remova-o e aspire-o, lave-o ou substitua-o. Isso deve ser feito uma vez por mês, quando a unidade estiver funcionando.

  3. Vá até o lado de fora e observe o ar-condicionado de lado. Quando essas unidades estão instaladas corretamente, elas ficam em um ângulo ligeiramente inclinado para baixo. Se o aparelho estiver nivelado ou inclinado para cima, a água que ele produz escorrerá em direção à janela ou para dentro da residência.

  4. Trabalhe junto com um assistente do lado de fora, se possível, para reinstalar a unidade de modo a obter a inclinação adequada para baixo, direcionando a água para longe da construção. Se estiver em um prédio em um andar muito acima do chão, esse processo pode ser mais complicado. Se remover os blocos de plástico sanfonados nas laterais do aparelho, você conseguirá despejar uma pequena quantidade de água na bandeja para verificar sua inclinação.

  5. Coloque toalhas no piso e traga o ar-condicionado para dentro, caso não veja água pingando na bandeja. Incline o aparelho para cima para conseguir vê-la. Deve haver um furo no fundo dela, perto da parte de trás. Às vezes, os furos são obstruídos com sujeira ou são inexistentes. Se a bandeja estiver lá, mas não houver um furo, a unidade pode ter sido fabricada com defeito. Observe o formato e o caimento da bandeja para determinar onde ele deveria estar. O furo estará localizado na parte de trás mais baixa da bandeja. Faça um buraco pequeno onde ele deveria estar.

  6. Teste a água na bandeja para ver se ela escorre pelo furo novo ou desobstruído. Limpe-a, se estiver suja, para que a água escorra tranquilamente. Instale o ar-condicionado da forma adequada de modo que fique ligeiramente inclinado para baixo e para fora na bandeja coletora. Teste o fluxo de água novamente. Se ela sair pelo furo de drenagem, afastando-se do prédio, seu problema está resolvido. Recoloque os painéis sanfonados e religue a unidade.

Loading...

Dicas

  • Nunca fure ou insira ferramentas no ar-condicionado enquanto ele estiver funcionando ou ligado na tomada. Sua furadeira ou ferramenta deve furar somente a bandeja coletora, caso contrário a unidade será danificada. Se o aparelho for equipado com um tubo de gotejamento que não está gotejando, limpe o tubo e a bandeja. Você pode direcionar esse tubo para longe da unidade.

O que você precisa

  • Ar-condicionado de janela
  • Filtro
  • Bandeja coletora
  • Água
  • Furadeira

Referências

Loading ...
Loading ...