Como editar livros com o InDesign

Escrito por elizabeth smith | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como editar livros com o InDesign
Edite livros no InDesign (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Adobe InDesign é um pacote de software de editoração que pode ser uma ferramenta útil para escrever um livro. O programa permite planejar livros, adicionar e editar textos e formatar capas e páginas. O InDesign é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de documentos e de texto longos e complexos, sem o risco de perder todos os dados, caso o arquivo seja corrompido.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie um arquivo de modelo. Abra o InDesign e selecione "Documento", na opção "Novo", do menu "Arquivo". Na caixa de diálogo, escolha o tamanho da página e configure os parágrafos clicando em "Estilos de parágrafo", na opção "Tipos e tabelas", do menu "Janela". Use as páginas-mestre para criar cabeçalhos e rodapés que serão utilizados no livro, incluindo a numeração de páginas; pode-se editar a página-mestre com um duplo clique no ícone "A-mestre", na guia "Páginas" (escolha "Páginas", no menu "Janela"). Pode ser necessário experimentar diversos estilos e layouts até encontrar um que sirva para o seu livro. Salve o arquivo como modelo utilizando o comando "Salvar como" e escolha "modelo do InDesign", no menu suspenso da guia "Tipo".

  2. 2

    Com o modelo criado no passo anterior, crie e adicione capítulos. Nomeie-os por capítulo, assunto ou ambos -- o que considerar mais fácil para organizá-los posteriormente. Crie os capítulos separadamente, para que possam ser editados individualmente, sem comprometer todo o arquivo do livro, em caso de o programa travar.

  3. 3

    Insira o texto. Você pode escrever o livro diretamente no InDesign ou utilizar outro programa, como o Microsoft Word. Se optar por utilizar outro programa, simplesmente escreva, edite e formate o texto e salve o arquivo. Abra o capítulo no InDesign, selecione "Inserir", no menu "Arquivo", e navegue até seu arquivo de texto. O cursor mudará para o ícone de inserção. Segurando a tecla "Shift" ao clicar no quadro de texto (que será carregado a partir da página-mestre), o texto fluirá automaticamente de uma página para a outra, criando páginas adicionais, quando necessárias.

  4. 4

    Crie seu livro. Ao inserir todos os capítulos e os arquivos adicionais, vá até o menu "Arquivo", clique em "Novo" e selecione "Livro". Para adicionar um capítulo, clique no sinal positivo da parte inferior do quadro de gerenciamento do livro e selecione todos os arquivos dos capítulos. O InDesign os importará para o arquivo do livro. Neste momento, você poderá editar estilos, numeração de páginas e demais opções.

  5. 5

    Edite o texto. Para fazer pequenas alterações nos capítulos, é possível editar diretamente no InDesign, ao invés de substituir o arquivo Word. Contudo, se prefere manter os arquivos originais intactos, simplesmente edite-os e salve-os. Na próxima vez que abrir o arquivo do livro no InDesign, o programa deverá solicitar que atualize os arquivos vinculados. Confira o texto, para se certificar de que as edições dos capítulos foram transferidas para o arquivo do livro.

  6. 6

    Adicione páginas, conforme necessário. O InDesign permite adicionar páginas ao livro sem comprometer a organização. Para isso, apenas crie outro documento do InDesign com páginas adicionais -- para índices ou tabelas de conteúdo, por exemplo --, pelo mesmo processo realizado com os capítulos.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível