Mais
×

Como fazer um edredom de retalhos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Retalhos são pedaços de pano cortados em retângulos de 45 x 55 cm. Eles permitem que as costureiras cortem as peças em quadrados maiores do que os habituais 22 cm². O tamanho maior pode assumir diversas formas, podendo ser usado, inclusive, para criar colchas comemorativas. Leia este eHow para aprender a fazer uma colcha de retalhos.

Instruções

Colcha de retalhos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha as cores para a colcha. Você pode escolher padrões sutis, lindas estampas infantis, florais ou qualquer outro padrão que desejar.

  2. Corte vinte retângulos de 45 x 55 cm em 4 retângulos menores. Você precisará das seguintes peças: dezoito retângulos de 10 x 40 cm, vinte retângulos de 15 x 40 cm, vinte quadrados de 25 x 25 cm e vinte retângulos de 15 x 25 cm. Faça quatro quadrados de 10 x 10 cm e uma tira de 10 x 40 cm.

  3. Crie um quadrado "A" colocando juntos os quadrados de 25 x 25 cm e os vinte retângulos de 15 x 25 cm. Costure os retângulos de 15 x 40 cm na parte de cima de 2 dos quadrados menores.

  4. Costure o quadrado "B" seguindo os mesmos passos anteriores. Costure os retângulos de 15 x 40 cm com a parte de baixo de 2 dos quadrados.

  5. Junte os pedaços da colcha alternando os quadrados. A linha superior vai ser A, B, A, B. A segunda fila será B, A, B, A, e assim por diante.

  6. Costure os retângulos de 10 x 40 cm nos lados e em cima. Utilize os quatro quadrados de 10 x 10 cm para os cantos.

  7. Coloque o forro na mesa e ajuste as pontas sobre ele. Coloque a colcha acabada sobre as duas camadas e alfinete ou use pontos de alinhavo para manter tudo no lugar. Certifique-se de que todas as camadas estejam juntas, e que os cantos permaneçam quadrados.

  8. Costure cada bloco à mão ou com uma máquina de costura.

  9. Costure as bordas com fita. Você pode comprar fitas em qualquer loja de costura ou armarinho ou pode fazê-las você mesmo.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article