Como fazer um efeito "boneco de pano" simples no Game Maker

Escrito por andrew button | Traduzido por eduardo chagas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um efeito "boneco de pano" simples no Game Maker
Efeitos de boneco de pano são usados para representar personagens caindo (man falling image by dinostock from Fotolia.com)

Em videogames, o efeito boneco de pano (ragdoll) é a representação visual da personagem ficando flácida ou caindo. Popular em jogos de tiro em primeira pessoa, os efeitos de boneco de pano são usados para mostrar que uma personagem inimiga morreu. O efeito desse tipo mais simples que pode ser feito no programa Game Maker é o de um boneco de palitos curvando-se ou caindo. Cria-lo é um simples processo de fazer um objeto rodar e transformar-se em outro objeto.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Game Maker 8

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Baixe e instale a ultima versão do Game Maker do site yoyogames.com. O Game Maker lite é grátis e possui todos os recursos necessários para criar um simples efeito de boneco de pano. Se você quiser criar efeitos mais elaborados, você pode comprar o Game Maker Pro por cerca de R$ 50. O Game Maker vem com um arquivo de instalação e ocupa cerca de 25 megabytes de espaço em disco rígido. O programa só está disponível em inglês.

  2. 2

    Abra a janela "Create Sprite" (Criar Sprite) e desenhe um boneco de palitos em pé. Para fazer isso, clique em "Resources" (Recursos) na barra de ferramentas do Game Maker e selecione "Create Sprite". Isso vai abrir uma janela que pede para você selecionar o tamanho de seu sprite. Selecione 200x200 como tamanho (o padrão 32x32 é muito pequeno para checar se o efeito boneco de pano está funcionando) e use a ferramenta de linha para desenhar a cabeça, corpo, braços e pernas. A ferramenta de linha do Game Maker funciona da mesma maneira que a do Microsoft Paint; ela permite que você crie linhas apontando com o mouse.

  3. 3

    Use a ferramenta de selecionar (o botão com um retângulo pontilhado) para selecionar o personagem e copia-lo. Feche o editor de sprite. Retorne a barra de recursos para criar um novo sprite. Cole o sprite na nova janela. Mas dessa vez, clique em "Animation" (Animação) na barra de ferramentas do editor. Selecione "Rotate" (Rodar) e defina a rotação para 7 quadros (frames) e 90°.

  4. 4

    Clique em "Resources" e comece um novo sprite. Mas dessa vez, não desenhe seu personagem em pé, e sim deitado dobrado e deformado. Isso pode ser feito com a ferramenta de linha. Quando acabar de editar, salve o sprite.

  5. 5

    Retorne ao editor com o sprite caído. Clique em "animation", e depois em "morph" (transformar), e quando a pasta de arquivos aparecer, selecione o sprite deitado e deformado. Agora, se você olhar para a pré visualização da animação, vai ver que o sprite caindo se transforma no sprite deitado e deformado.

  6. 6

    Clique em "Create Object" (Criar Objetos) do menu "Resources" e abra o segundo sprite que você fez, ou seja, o deitado e deformado. Não faça mais nada com esse objeto, apenas salve.

  7. 7

    Crie um segundo objeto, dessa vez usando o boneco em pé. Para esse objeto, selecione "Keystroke" (Pressionamento de tecla) na caixa de eventos e arraste "Change Instance" (Mudar Instância) para a caixa "Action" (Ação). Na janela de mudança de postura, clique em "Change Into" (Mudar para) e depois selecione o sprite animado caído da pasta de arquivos. Isso diz ao computador para substituir o sprite em pé pela animação do caindo quando você apertar um botão.

  8. 8

    Selecione "Run" (Executar) e depois "Normal Mode" (Modo Normal) da barra de ferramentas. Isso deve gerar uma tela cinza com seu boneco de palitos em pé. Pressione uma tecla. Isso deve fazer com que a figura caia e se deforme. Você criou seu primeiro efeito boneco de pano no Game Maker. Se deseja fazer com que o personagem caia quando é atingido, crie um novo objeto e em "Actions" (Ações) selecione "Move Toward" (Mover em direção de "qualquer que seja o nome do objeto de seu personagem").

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível