Efeitos de animação para texto no PowerPoint

Escrito por warren rachele | Traduzido por paula moreira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos de animação para texto no PowerPoint
Animações do PowerPoint podem aumentar a eficácia da apresentação (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Apresentações no PowerPoint que contêm imagens e textos estáticos são frequentemente eficazes nas mãos de um apresentador habilidoso. Adicionar um toque de animação em alguns dos textos na apresentação, por outro lado, pode-se enfatizar a importância de certas palavras ou de frases na mente do espectador. As animações devem ser seletivamente utilizadas no PowerPoint, pois o uso excessivo pode ter o efeito oposto, distraindo o espectador da mensagem.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos de entrada

Para enfatizar o aparecimento ou a entrada do texto no slide, o PowerPoint fornece uma variedade de efeitos de "Entrada". O simples efeito "Aparecer" esconde o texto até ser acionado. "Desvanecer", "Separar", "Apagar" e "Modelar" produzem um efeito similar, revelando os elementos do texto, dando forma e apresentando o texto gradualmente. O efeito "Flutuar para Dentro" é o mais simples dentre os efeitos de movimento, introduzindo os elementos do texto à sua localização de um diferente número de direções do slide. Efeitos como "Zoom", "Saltar" e "Aumentar e Girar" também são efeitos de movimento, mas devem ser usados ocasionalmente. O uso excessivo desses efeitos extremos pode ser chamativo e desviará a atenção da mensagem que estiver apresentando.

Efeitos de animação para texto no PowerPoint
Efeitos de entrada (Photo courtesy Microsoft)

Efeitos de ênfase

Um texto que já esteja visível em um slide pode chamar a atenção através da aplicação de um efeito de "Ênfase". Esse grupo de efeitos pode mudar a cor, o formato ou a dimensão do texto ou possibilitar que ele se mova para alguma direção. Os efeitos mais sutis são aqueles que mudam as características do texto sem movimento ou modificações, como "Escurecer", "Clarear" ou os vários efeitos de coloração. "Pulsar", "Pulsação de Cores" e "Piscar em Negrito" têm breve duração, mas animam o texto o suficiente para chamar a atenção do espectador. O grupo de "Ênfase" também inclui efeitos de movimento orientado como "Vaivém", "Onda" e "Girar". Esses efeitos movem o texto para chamar a atenção, mas a fazem retornar ao padrão quando terminada.

Efeitos de animação para texto no PowerPoint
Efeitos de ênfase (Photo courtesy Microsoft)

Efeitos de saída

Os textos também podem ser animados de forma que desaparecem do slide e da visão do espectador. Tais efeitos são excelentes para chamar a atenção para mudança e transição. Muitos desses efeitos são diretamente opostos aos de "Entrada". "Desaparecer", por exemplo, faz o texto existente simplesmente sumir de vista. Os efeitos "Voar para fora" e o "Flutuar para fora" imitam o "Voar para dentro" e "Flutuar para fora", mas movem o texto para fora do slide.

Efeitos de animação para texto no PowerPoint
Efeitos de saída (Photo courtesy Microsoft)

Combinação de efeitos

Os efeitos do PowerPoint podem ser combinados, para criar experiências visuais únicas com os elementos do texto. O efeito de entrada "Voar para dentro", por exemplo, é acentuado tendo o texto desvanecido ao mesmo tempo. Adicionar o efeito de entrada "Desvanecer" ao elemento e ajustá-lo com o efeito "Voar para Fora", obtém-se os efeitos sendo aplicados ao mesmo tempo. Ao acionar essa combinação de efeitos, o texto irá desvanecer gradualmente de vista, enquanto voa por uma trajetória.

Efeitos de animação para texto no PowerPoint
Combinação de efeitos (Photo courtesy Microsoft)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível