Os efeitos após uso de peróxido de carbamida

Escrito por sarah mcleod | Traduzido por juliana néris nakanejo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos após uso de peróxido de carbamida
O peróxido de carbamida 15 é um branqueador de dentes efetivo (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Soluções de peróxido de carbamida 15% são usadas ​​clinicamente como agentes de branqueamento dos dentes, produtos de limpeza bucal e redutores de inflamação. Médicos e pesquisadores têm observado tanto efeitos positivos quanto negativos a partir do uso desse produto.

Outras pessoas estão lendo

Cosmético

Um dentista de pesquisa clínica e professores da University of Maryland Baltimore's College of Dental Surgery realizaram um estudo sobre os efeitos cosméticos do peróxido de carbamida 15. Os efeitos de branqueamento de dentes de uma solução de peróxido de carbamida a 15% foram comparados com uma solução a 10% em adultos participantes sem doença oral. Os pesquisadores descobriram que as duas soluções reagem com a umidade no esmalte do dente para ativar o oxigênio do peróxido. O oxigênio efetivamente branqueia o esmalte do dente e a dentina. Após duas semanas de tratamento com peróxido de carbamida 15, os dentes de mais de metade dos participantes do estudo tornaram-se sete a nove tons mais brancos. Indivíduos tiveram sensibilidade nos dentes e gengiva durante o tratamento com peróxido de carbamida 15, mas não houve mais sensibilidade quando o tratamento foi retirado.

Efeitos no esmalte

Os resultados do estudo fornecido por pesquisadores da University of Maryland Baltimore's College of Dental Surgery mostram que o nitrato de potássio e flúor, muitas vezes adicionados à solução de peróxido de carbamida 15, evitam a sensibilidade. Resultados positivos de branqueamento dental levaram a mais pesquisas por cirurgiões-dentistas da Indiana University School of Dentistry. Os pesquisadores queriam saber especificamente se o peróxido de carbamida 15 afetou a resistência ao atrito do esmalte dos dentes e da microdureza da superfície do esmalte dentário. Alguns participantes do estudo receberam peróxido de carbamida 15 misturado com nitrato de potássio e flúor, enquanto outros receberam apenas peróxido de carbamida 15. Nenhum dos grupos mostrou uma alteração na microdureza, no entanto, ambos demonstraram uma diminuição da resistência ao atrito imediatamente após a aplicação de até 14 dias após a última exposição.

Benefícios do enxaguante bucal

O peróxido de carbamida 15 é um antisséptico e removedor de resíduos, ou agente de limpeza bucal. Ele é usado clinicamente como um líquido oral de enxágue, e não se destina a ser engolido ou diluído. Ele beneficia toda a boca, não apenas os dentes. Como branqueador de dentes, é viscoso, e algumas vezes provoca sensibilidade à gengiva e membranas mucosas. Entretanto, como um enxaguante bucal, reduz a irritação e inflamação da boca e/ou gengivas. De acordo com o site Drugs.com, a solução é prescrita para reduzir a inflamação causada por dentaduras, aparelhos ortodônticos, estomatite, infecção de Vincent, periodontites, aftas e gengivite.

Efeitos colaterais do enxaguante bucal

O Drugs.com lista algumas precauções com o uso de peróxido de carbamida 15 como um enxaguante oral. Em vez de redução da inflamação para a qual se destina, a solução pode causar um efeito oposto, podendo piorá-la. Além disso, as aftas podem ser acompanhadas por reações alérgicas, incluindo erupções cutâneas, inchaço, irritação e vermelhidão, inclusive febre. Por essas razões, os pacientes devem ser monitorados de perto pelos prescritores e procurar fazer uma consulta se algum dos sintomas negativos ocorrem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível