Mais
×

Como fazer pasta de dente para seu gato

Uma grande porcentagem de gatos domesticados sofrem de doenças dentais, que podem causar dor, infecção, perda dos dentes e doenças cardíacas, segundo a American Veterinary Dental Society. Uma maneira de prevenir isso é escovar os dentes do animal regularmente. Idealmente, isso deve ser feito todos os dias, mas os gatos precisam ser treinados para acostumarem-se ao procedimento. Isso pode levar dias, semanas ou meses, dependendo das características de cada animal. Os gatos aceitarão a escovação se gostarem da pasta de dente, sendo que fazer a sua própria pode poupar dinheiro e proteger a saúde dele.

Instruções

A pasta de dente caseira para gatos é fácil de se fazer (teeth and tongue detail of a domestic cat image by Steve Mann from Fotolia.com)
  1. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio à tigela.

  2. Adicione 1/2 colher de chá de água lentamente, mexendo sempre; se desejar, adicione uma pitada de adoçante Stevia enquanto mexe. Este é um adoçante usado nas pastas de dente industrializadas para animais. Alguns gatos gostam de itens doces e podem aceitar melhor a escovação se a pasta for doce. Contudo, a mistura não precisa conter o adoçante para ajudar a limpar os dentes felinos.

  3. Pare de mexer quando a mistura tiver a consistência de uma pasta. Aplique o mais rápido possível aos dentes do gato com um cotonete limpo, pedaço de gaze ou uma escova de dentes feita para gatos. Jogue fora o que sobrar da pasta, pois ela endurecerá; faça uma mistura nova sempre que for escovar os dentes do animal. Se sobrar muito da mistura, tente usar apenas 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/4 colher de chá de água.

Dicas

  • Os filhotes se acostumam muito mais fácil à escovação dos dentes do que gatos mais velhos, segundo o “ASPCA Complete Guide to Cats”. Não demore mais do que alguns minutos em cada sessão para não chatear o animal.
  • É possível que, independentemente do que for adicionado à pasta de dentes caseira, o gato continue recusando violentamente a escovação. Outras maneiras de ajudar a preservar os dentes do animal saudáveis é alimentá-lo com ração felina seca e petiscos que removam o tártaro. Os gatos precisam ter seus dentes verificados por um veterinário uma vez por ano. Qualquer limpeza ou remoção dentária profissional deve ser feita sob anestesia.

Aviso

  • Nunca use pasta de dente humana em seu gato, pois ela o fará vomitar e pode ser tóxica.
  • Nunca force um gato a ter seus dentes escovados ou ele se defenderá arranhando e mordendo, aconselha o “ASPCA Complete Guide to Cats”.

O que você precisa

  • Uma colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de água
  • Colher ou espátula
  • Tigela pequena
  • Uma pitada de adoçante Stevia (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article