Efeitos da luz negra

Escrito por gregory zschomler | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos da luz negra
A luz negra faz as coisas brilharem no escuro (Image by Flickr.com, courtesy of James Emery)

Na luz negra, mais exatamente na iluminação ultravioleta (UV), os efeitos são criados pela exposição de materiais sensíveis aos raios UV a uma estreita faixa ou espectro de ondas luminosas invisíveis. Os materiais brilham ou ficam fluorescentes quando são tocados por ondas de luz específicas. Alguns materiais (como pigmentos de tinta) são invisíveis até serem expostos ao espectro UV.

Outras pessoas estão lendo

Fontes de luz UV

Uma grande variedade de artefatos (ou instrumentos, como são chamados no teatro) estão disponíveis para venda ou aluguel. Provavelmente, você está mais familiarizado com os tubos de luz negra e os bulbos encontrados em lojas de ferragens. Estes artefatos estão disponíveis em várias lojas de iluminação e, nos Estados Unidos, durante o Halloween, também em lojas de departamentos. No entanto, essas lâmpadas não são industriais. Têm poucos watts -- e, portanto, alcance de curta distância -- o que as torna quase inúteis. A maior parte da sua energia é gasta no aquecimento e os filamentos produzem muito pouco do espectro de UV.

UV: como funciona

Os raios UV vêm da parte invisível do espectro de luz (cerca de 280 a 400 nanômetros) e ficam além da cor violeta vista pelo olho humano. Bulbos incandescentes e tubos fluorescentes na realidade usam um vidro da cor púrpura que filtra grande parte da luz indesejada, permitindo somente que certos comprimentos de onda (violeta e ultravioleta) escapem. No entanto, eles não filtram luz visível suficiente para fornecer escuridão total ao olho humano. Lâmpadas mais novas e especializadas (que são chamadas de bulbos, no teatro) produzem mais raios UV e reduzem o nível de comprimentos de onda de luz visível indesejada.

Instrumentos UV profissionais

Muitos fabricantes de iluminação de teatro oferecem uma linha de instrumentos UV poderosos, inclusive iluminação de tubo e de LED, assim como iluminação a vapor de mercúrio (que emite o máximo de luz no espectro UV). Estes artefatos podem ser caros para se comprar, mas o aluguel costuma ser razoável. Dentre os fabricantes americanos, estão Altman, Wildfire, ZC&R e UVFX, entre outros.

Materiais sensíveis ao UV

Pigmentos sensíveis ao espectro UV estão disponíveis em corantes, tintas, plásticos e maquiagem. A maioria dos tecidos fluorescentes (que brilham de dia) encontrados em roupas e em lojas de tecidos vão responder à luz UV no escuro. O mesmo acontece para as tintas que brilham de dia e outros produtos. A luz do sol contém luz UV e é isso que dá aos produtos que brilham de dia o seu brilho "natural". De fato, muitos detergentes de lavanderia contêm "iluminadores" fazem os tecidos parecerem mais vívidos.

Existem também pigmentos que são invisíveis sob luz incandescente normal, mas se mostram sob UV. Portanto, uma parede pode ser pintada para aparecer diferentemente sob duas fontes de luz diversas (veja exemplos no site "uvfx.com").

Ideias para efeitos UV

Em uma apresentação teatral desempenhada com luz negra, os atores vestidos de preto sobre um fundo preto ficam praticamente invisíveis. Só os itens (fantasias, adereços, bonecos e maquiagem) feitos de materiais fluorescentes são visíveis e podem aparecer ou desparecer aleatoriamente simplesmente velando-os ou desvelando-os com pano preto. A Disney usa uma variedade de efeitos de luz negra no palco com bonecos (como em "Encontrando Nemo" no Walt Disney World e em "Fantasmic!", na Disneylândia). Vídeos desses shows estão disponíveis no YouTube.

Espetáculos no palco envolvendo dançarinos (usando roupas e maquiagem fluorescentes) no escuro ou, digamos, percussionistas tocando em vários instrumentos de percussão, fazem uso efetivo de UV. Os instrumentos podem ser realçados com fitas fluorescentes e as baquetas podem ser feitas de fibra de vidro que brilha no escuro, o que pode funcionar muito bem. Todos os materiais que brilham no escuro também são ativados pela luz UV. Digite "Blue Man Group drumming with paint" (Blue Man Group tocando tambor com tinta, em tradução livre) na pesquisa do YouTube.

Espetáculos envolvendo atores de luvas brancas se movendo e batendo palmas ritmicamente também têm ótimo resultado. Materiais brancos adquirem um brilho azul muito agradável sob a luz UV. Atores vestidos de preto e usando luvas brancas também podem formar imagens da mesma forma que a escola do peixe prateado faz em "Encontrando Nemo". Digite "white gloves in blacklight" (luvas brancas em luz negra, em tradução livre) em uma pesquisa do YouTube.

Use a imaginação

Muitas casas de efeitos visuais, como Wildfire e uvfx, nos Estados Unidos, também vendem materiais fluorescentes na forma de bandeirolas, líquidos, contas de plástico, tubos de PVC flexíveis e outros. Os efeitos UV são usados em boates, parques de diversão, teatro, museus e no varejo. Use a sua imaginação e traga mais maneiras criativas de utilizar esses produtos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível