Efeitos da papaína tópica na pele

Escrito por sarah mcleod | Traduzido por thaís dalariva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos da papaína tópica na pele
Papaína tópica tem sido usada historicamente para limpar tecidos mortos causados por feridas para acelerar a recuperação (altrendo images/Stockbyte/Getty Images)

A papaína é uma enzima extraída do mamão, que é capaz de literalmente digerir proteína. De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), a papaína foi combinada com ureia, cobre clorofilina de sódio e complexo de cobre clorofila pelos fabricantes e comerciantes de tratamentos médicos. Nenhum desses produtos, no entanto, são aprovados pela FDA. Papaína tópica está disponível sob os nomes de marca de Allanfil, Accuzyme, Gladase, Kovia, Panafil, Allanzyme, Paptase, Ziox e Ethezyme.

Outras pessoas estão lendo

Desbridamento

Quando usada como uma pomada tópica combinada com ureia, a papaína é útil para o desbridamento ou quebra de pele morta. Excesso de tecido se desenvolve a partir de escaras, feridas cirúrgicas, cistos, queimaduras, úlceras e carbúnculos. Quando ela é aplicada e recebe tempo suficiente para funcionar, a pele morta pode ser facilmente descascada e removida para acelerar o processo de cicatrização. Quando se utiliza papaína para essa finalidade, no entanto, é melhor evitar a limpeza de áreas de pele tratada com peróxido de hidrogênio. Ele interfere na função de desbridamento da papaína.

Efeitos curativos

A Great Vista Chemicals explica que a papaína tópica tem sido usada para aliviar a dor associada com feridas de herpes zoster, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios. Papaína pura contém superóxido dismutase, o que o torna útil para a prevenção de queimaduras solares. A aplicação tópica também promove a circulação sanguínea e remove doenças de pele, como espinhas, deixando-a mais saudável e macia. Na pele animal, a papaína pode ser feita em um creme depilatório para depilação antes do bronzeamento de peles de couro. Usando isso em vez de tosa faz com que o couro pareça mais suave e brilhante.

Efeitos colaterais comuns

De acordo com o Drugs.com, os efeitos colaterais mais comuns associados a aplicações tópicas contendo papaína, como spray, espumas, emulsões e pomadas, são sensações temporárias de queimação e irritações na pele. Reações alérgicas graves podem se manifestar como uma irritação persistente e grave da pele, urticária, erupções, aperto no peito, dificuldade em respirar, coceira e inchaço da face, lábios ou língua

Eventos adversos sérios

A FDA ordenou que as empresas devem parar de fabricar produtos de uso tópico que contêm papaína a partir de 24 de novembro de 2008. Além disso, o transporte desses produtos deveria cessar até 21 de janeiro de 2009. Essas ordens foram liberadas devido a relatos de produtos não aprovados com papaína tópica enviando usuários para a sala de emergência com queixas de hipersensibilidades quase fatais à droga. Essas hipersensibilidades resultaram em casos de pressão arterial extremamente baixa e batimentos cardíacos acelerados, o que exige atenção médica imediata. Além disso, alguns usuários que têm alergia ao látex também podem ser alérgicos ao mamão, a partir do qual a papaína é derivada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível