Mais
×

Como elaborar um ERP

Atualizado em 17 abril, 2017

Um ERP (empresa, recursos e planejamento) relaciona negócios a conceitos tecnológicos para implementar sistemas automatizados. Para projetar tal sistema, é necessário contar com muitas pessoas com habilidades distintas. Consultores de negócios e informática realizam a maior parte dos processos de elaboração e planejamento. Há várias abordagens para essa enorme tarefa, incluindo permitir que o sistema dite os processos ou vice-versa - por exemplo, desenvolvendo processos e, em seguida, desenvolvendo sistemas que se ajustem a isso. Idealmente, um compromisso entre os dois irá, provavelmente, oferecer a melhor abordagem.

Instruções

O planejamento de recursos empresariais (ERP) pode melhorar seus resultados (business image by peter Hires Images from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Recrute consultores qualificados. A menos que você seja experiente em negócios e informática, é provável que você tenha que contratar serviços de consultores externos. Se você tiver apenas um pequeno empreendimento, vale a pena apenas fazer networking e obter contatos de pessoas que podem ajudá-lo no processo de desenvolvimento.

  2. Documente os processos existentes em uma lista e notas escritas. Vale a pena documentar os processos existentes usando diagramas, notas e estatísticas para posterior referência, quando estiver desenvolvendo o novo sistema.

    Documente seu sistema existente para posterior referência (Documents image by GHz from Fotolia.com)
  3. Diagrame todos os fluxos de dados no sistema, incluindo entradas, saídas e processamento. Isso pode ser conseguido através de técnicas de diagramação apropriadas, como os diagramas de fluxos de dados (DFDs), Unified Modelling Language (UML) ou outros. Se você não for familiarizado com nenhuma técnica específica de diagramação, simplesmente desenhe um diagrama básico, mostrando de onde a informação vem e para onde ela vai. Uma visão geral dos sistemas auxilia a identificar as áreas que precisem de melhoria, alteração ou remoção.

  4. Desenvolva o novo sistema. A partir da documentação disponível e de sua análise, faça um novo sistema usando técnicas semelhantes de desenvolvimento. Compare os dois diagramas para ver o que mudou e se isso reflete seu pensamento sobre o projeto.

    Desenvolva o novo sistema para usá-lo como guia (Design image by Design from Fotolia.com)
  5. Revise o diagrama. Quando você tiver desenvolvido um ERP, revise as informações e, então, você poderá repensar qualquer área que esteja controversa ou não se ajuste à concepção geral. Você pode precisar revisar o desenvolvimento muitas vezes antes de ficar satisfeito com o resultado. Isso também pode envolver uma revisão mental "passo a passo" do sistema e como ele opera.

    Teste o sistema na sua mente antes de lançá-lo (test image by multimartinator from Fotolia.com)
  6. Identifique equipamentos e programas. Quando você tiver finalizado o desenvolvimento, estará apto a procurar por equipamentos e programas que permitirão que você coloque seu ERP em ação.

    Encontre equipamentos para realizar os objetivos do sistema (hardware image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

Dicas

  • Se possível, execute seu novo sistema paralelamente ao antigo por um tempo, para certificar-se que seu negócio não terá nenhum tipo de problema com ele.

Aviso

  • Há muito mais itens para considerar no desenvolvimento de um sistema ERP, como novas formas de trabalho, preocupações dos usuários, custos e vários outros aspectos para levar em conta. Não tente fazer todos esses passos sozinho e, se possível, sempre procure auxílio.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article