A elasticidade da demanda

Escrito por jennifer vanbaren | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A elasticidade da demanda
Os serviços são exemplos de produtos com elasticidade unitária (pylons image by Vaida from Fotolia.com)

A elasticidade de preço é uma medida que corresponde à demanda dos produtos em relação à flutuação dos seus preços. A demanda é medida ao estabelecer se o produto é elástico, unitário ou inelástico. A inelasticidade varia entre os produtos pois alguns têm uma demanda maior em relação a outros.

Outras pessoas estão lendo

Elasticidade

Quando uma mudança na demanda de um produto é maior do que a mudança no preço, entende-se que a demanda do produto ou da mercadoria é elástica. Quando um produto é elástico, qualquer mudança nos preços leva a grandes mudanças na demanda do produto. Muitos produtos e serviços, exceto os itens de primeira necessidade, geralmente são bastante elásticos. Para determinar a elasticidade da demanda de um produto, a mudança, a porcentagem alterada na quantidade é dividida pela porcentagem alterada no preço. Quando esse cálculo é realizado, o resultado revela uma elasticidade do produto. Se o resultado da equação for igual ou maior do que um, o produto é considerado elástico.

Inelasticidade

A inelasticidade ocorre quando a mudança na demanda é menor do que a mudança no preço de um produto ou mercadoria. Os produtos considerados inelásticos são geralmente produtos considerados básicos para a população. As mudanças nos preços não alteram tanto a demanda por ele. Quando o cálculo da elasticidade é realizado, as mercadorias consideradas inelásticas têm um resultado inferior a um.

Unitário

As mercadorias consideradas unitárias em questão de elasticidade não têm sua demanda afetada quando os preços são alterados. Poucos produtos são considerados unitários, mas itens como remédios ou serviços podem, às vezes, se tornar unitários. Independente do aumento dos preços, as pessoas encontrarão sempre um jeito de comprá-los. As empresas que vendem produtos unitários geralmente lucram bastante devido ao fato dos consumidores considerarem esses produtos algo importante.

Fatores

A elasticidade dos produtos é controlada por três fatores principais. A possibilidade de substituição é o primeiro. Os produtos que podem ser substituídos geralmente são mais elásticos. Por exemplo, se o preço dos sonhos subir consideravelmente, as pessoas podem começar a comprar rosquinhas ao invés. Assim, a demanda por rosquinhas diminuirá consideravelmente devido ao fato das pessoas estarem substituindo os sonhos por rosquinhas. A renda total disponível para gastos é outro fator. Quando a renda do indivíduo permanece a mesma e o preço de um item comumente comprado dobra, ele pode não conseguir mais comprar o produto. A questão do tempo é outro fator. Para produtos que continuem sendo comprados independente do preço, o tempo é um fator importante na elasticidade do preço. Os cigarros são um exemplo claro disso. As pessoas podem continuar fumando mesmo que o preço por maço aumente 100%, e também poderão deixar de fumar devido ao aumento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível