Elementos do Estilo: Óculos Masculino

Escrito por randy o. williams | Traduzido por gilber de oliveira sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Mais do que os olhos

Elementos do Estilo: Óculos Masculino
Óculos são uma tendência, prescrição opcional (Stock Photo)

"Armações grossas, no estilo mauricinho, estão causando um grande impacto sobre a moda masculina", diz Mike Minadeo, vice-presidente de produto em Lenscrafters. Muitas celebridades masculinas classe A foram vistas ostentando um olhar com espessura e moldado ultimamente, incluindo Jay-Z, David Beckham e Brad Pitt.

— Mike Minadeo, vice-presidente de produto da Lenscrafters

Há um episódio clássico de "Seinfeld" em que Jerry e Elaine ficam impacientes enquanto George Costanza tenta escolher um par de armações no escritório de um optometrista. George responde à inquietação de seus amigos: "É uma decisão importante, estou escolhendo um novo rosto." De certa forma, George está certo. Apesar de seus esforços para um cabelo bem cuidado, pele lisa, um sorriso brilhante e corpo tonificado, uma das primeiras coisas que as pessoas reparam em você são seus olhos, porque é onde se concentram enquanto você fala. Seus óculos não são pouca coisa quando se trata em causar uma boa impressão.

Óculos prescritos: Uma Oportunidade Elegante

Elementos do Estilo: Óculos Masculino
O jogador de futebol David Beckham ousa com seus óculos. (Jordan Strauss/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Hoje, não é incomum para os homens usarem óculos que não possuam prescrição, observa o Dr. Guy Hodgson, de Austin, Texas, optometrista e co-fundador da FramesDirect.com.

Os óculos emergiram como um componente significativo de estilo, graças às forças da moda que mudaram a indústria. Se você voltar ao final dos anos 1980, os homens não tinham uma grande gama de opções quando se tratava de óculos. Mas as mudanças aconteceram muito rapidamente quando algumas das casas de alta moda como Ralph Lauren, Versace e Giorgio Armani se envolveram.

"Estas grandes casas da moda levaram a indústria em uma direção totalmente nova, fazendo dos óculos um acessório de moda", diz Hodgson. "Os grandes fabricantes tradicionais há muito tempo produziam armações, mas eles perceberam que, depois do sucesso dos nomes dos designers Lauren e Armani, isso realmente significava algo para as pessoas. Isso porque eles estavam excepcionalmente concebidos, bem feitos e produzidos em uma base de consistente alta qualidade e estilo. Então, outros nomes de designers se envolveram, e assim a indústria de óculos definitivamente se tornou uma extensão das tendências dessas casas de moda, no caso Gucci, Prada, Versace e outras".

Certamente as maiores marcas lideram o mercado, mas independentemente do nome, é essencial que o homem considere alguns fatores pessoais ao dimensionar um determinado óculos. Elementos que devem entrar em jogo incluem olhos, cor de cabelo, linha da mandíbula, o tamanho do nariz, guarda-roupa, ocupação, personalidade e talvez algo que não é tão óbvio, o tom da pele.

"Uma coisa em que a maioria dos homens não pensam é em sua cor de pele. Por exemplo, as pessoas com pele e cabelo mais escuros ficariam melhor em um tom mais escuro de armação", diz Anna Ramirez, consultora de estilo na Semel Vision Care em El Segundo, Califórnia.

Além de seu tom de pele, os contornos do seu rosto também têm influência. "Uma maneira simples de perceber isso é, qualquer que seja a forma do seu rosto, experimente um estilo com o formato oposto", diz o oftalmologista Dr. Jeff Marshak também de El Segundo. "Se você tem um rosto muito redondo, não use uma armação redonda, pois vai acentuar essa forma. Uma armação mais retangular vai ficar melhor. Para alguém com um rosto mais retangular, vá com uma armação redonda. Para alguém com um rosto em forma de coração e um queixo proeminente, você não iria sugerir uma armação de aviador porque ela iria puxar o rosto para baixo. Existem muitas variáveis. "

Tendências em óculos de homens

Elementos do Estilo: Óculos Masculino
Ator Guy Pearce fica bem em seus óculos. (Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Armações grandes e evidentes são, atualmente, tendência entre os homens.

"Armações grossas no estilo mauricinho estão causando um grande impacto sobre a moda masculina", diz Mike Minadeo, vice-presidente de produto em Lenscrafters. "Muitas celebridades masculinas classe A foram vistas ostentando um olhar com espessura e moldado, ultimamente, incluindo Jay-Z, David Beckham e Brad Pitt."

Ramirez concorda que "o retrô, geek e armações grossas e grandes estão na moda, já que mais homens estão optando para um look de destaque das armações corajosas e grandes. "

Esses especialistas também acreditam que alguns estilos clássicos estarão sempre na moda.

"O P3, orbal e o redondo nunca saem de moda. Eles existem desde a assinatura da Declaração de Independência ", disse Marshak.

Independentemente da forma, a qualidade dos materiais para as armações e lentes é a chave quando se trata de óculos populares. Por exemplo, um outro estilo em alta é o visual sem aro, pois esses óculos são extremamente leves e muitas vezes feitos de titânio, que é ao mesmo tempo leve e forte. Quanto a lentes, você não está mais limitado ao vidro pesado ou plástico; policarbonatos, Trivex e outros materiais leves tornaram-se opções populares.

Para os homens com espírito esportivo que praticam caminhadas, velejam, praticam ciclismo, corridas ou jogam golfe, a moda dos óculos de grau estende-se a fabricantes RX-able, ou a modelos prescritos já prontos. Hodgson diz que fabricantes high-end activewear como Maui Jim e Oakley investem pesado em pesquisas para que seus produtos acomodem lentes de prescrição. A tecnologia levou as melhores curvaturas das lentes que melhoram o desempenho sem aumentar a distorção.

A nova tecnologia também levou ao estilo multi-uso. "Algumas das novas lentes híbridas dão aos homens a vantagem de ter óculos de prescrição que não são apenas para luz do dia, mas também anti riscos e resistentes ao impacto. Quando combinasse com titânio ou armações de metal Monel, você está com uma aparência elegante e pode sair da prática de um esporte para o jantar ", diz John Sanchez, vice-presidente de desenvolvimento de produto técnico em Maui Jim.

Com o grande número de opções de estilo hoje em dia, um homem com um orçamento pode facilmente encontrar a harmonia entre estilo e suas necessidades funcionais.

"Pense nos óculos como um investimento para o seu rosto", disse Ramirez. "Com produtos de qualidade e tomando o cuidado devido, eles duram muitos anos. Eu tive meus óculos Versace por 10 anos, e eles continuam como novos. Óculos com estilo estão ao alcance de todos os homens. "

Basta gastar um pouco de tempo na sua escolha final, afinal, como George Costanza diz, você está escolhendo um novo rosto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível