×
Loading ...

Como eliminar o muco das cordas vocais para cantar

Atualizado em 20 julho, 2017

Cantar é uma forma maravilhosa de autoexpressão que você pode desfrutar mesmo sem ser um profissional. No entanto, levando seu canto a um nível de desempenho - e mantendo uma voz saudável enquanto isso -, você precisa tomar um cuidado especial com a sua voz com regimes disciplinados. Adotar estes comportamentos cuidadosos irá ajudá-lo a eliminar de forma segura o muco de suas cordas vocais e manter uma voz forte e saudável.

Instruções

Existem técnicas para retirar o muco das cordas vocais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Aqueça suas cordas vocais. As cordas vocais requerem alongamento antes de um uso intenso. Cantar diretamente sem aquecer corretamente suas cordas vocais pode prejudicá-las talvez até de forma permanente. O aquecimento também ajuda a limpar suas cordas vocais de qualquer acúmulo de muco ou catarro que possa impactar negativamente o seu canto.

    Vibre suas cordas vocais com um rosnado baixo suave em seu alcance vocal. Gradualmente aumente a quantidade de ar que passa através de suas cordas vocais sem aumentar o volume ou aumentar o tom. O excesso de muco deve mover-se para fora de suas cordas vocais em sua garganta, onde ele pode ser ingerido.

    Loading...
  2. Evite tossir ou limpar sua garganta. Isto irá bater violentamente suas cordas vocais uma conta a outra e não só irá prejudicar o tecido das cordas (e causar danos permanentes ao longo do tempo), mas realmente vai criar ainda mais muco para proteger o tecido irritado - criando um ciclo vicioso que irá ferir rapidamente suas cordas vocais.

  3. Pare de fumar. Juntamente com o aumento do risco de câncer de pulmão ou garganta, o tabagismo induz a produção de grandes quantidades de muco, reduz a capacidade pulmonar e causa inchaço e irritação em toda a sua garganta e pulmões (que, novamente, produz muco).

  4. Monitore o que mais você colocar em seu corpo. A perda da saúde da sua voz é um dos primeiros indicadores de um desequilíbrio ou toxicidade no seu corpo.

    Evite comer produtos lácteos e alimentos oleosos, açucarados ou gordurosos, que também induzem o organismo a produzir muco. Especialmente evite queijo ou leite, pois ambos trazem uma espessa camada de muco para as suas cordas vocais poucos minutos após o consumo.

    Evite cafeína, álcool, narcóticos, citrus e ar condicionado ou aquecido. Todos estes elementos desidratam as cordas vocais, provocando inchaço, irritação e, finalmente, o muco.

  5. Beba muita água durante e antes de cantar. As cordas vocais bem hidratadas são naturalmente lubrificadas e não precisam produzir muco para a proteção. A água à temperatura ambiente é melhor. Água fria contrai suas cordas vocais fazendo-as tensionar. Água quente pode remover temporariamente o muco, mas no geral ela também coloca pressão em cima nelas.

  6. Descanse sua voz. Cantar é uma atividade extenuante, e como qualquer outro músculo do seu corpo, você deve "desaquecer" suas cordas vocais. Execute "lábios-trinados", permitindo que seus lábios vibrem com o ar passando através deles enquanto sussurra suavemente alto e baixo. Boceje, solte a sua mandíbula e relaxe a sua língua, como quando você diz "ah" para liberar os músculos da garganta.

    Após longos períodos de canto, você deve descansar a voz dando uma pausa proporcional e - se possível - falando. O ideal é que cada hora de canto deve ser seguida por uma pausa de algumas horas, enquanto várias horas de canto devem ser seguidas por uma pausa de uma noite.

    A prática destes bons hábitos irá proteger e manter a sua voz saudável e ajudará a eliminar o muco em suas cordas vocais facilmente e com segurança.

Loading...

Aviso

  • Contrariando à crença popular, o limão não é propício para a sua voz. Embora se possa reduzir, temporariamente o muco, a acidez do limão resseca as suas cordas vocais, provocando a irritação e a produção de muco.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...