on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como encadernar folhas de papel e fazer um livro

Atualizado em 17 abril, 2017

Há várias situações em que a encadernação se mostra útil. Apresentações em reuniões de escritório, relatórios escolares, manuscritos, roteiros e livros para publicação geralmente devem ser encadernados para juntar cada página, manter a sequência e tornar a leitura fácil, como a de um livro. Há vários métodos de encadernação que podem ser adotados por conta própria, e deve-se escolher o melhor deles levando em conta seu orçamento e também o tipo e o tamanho do documento.

Instruções

É possível obter resultados profissionais em casa com máquinas de encadernação com espirais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Encadernamento com pente

  1. Empilhe bem as folhas, mantendo-as organizadas e alinhadas.

    Loading...
  2. Escolha o pente apropriado para o livro, levando em conta a espessura da pilha que ele pode perfurar.

  3. Coloque o pente na máquina, ajuste-o e deixe-o aberto, sempre seguindo o manual de instruções.

  4. Insira a capa de plástico no lugar apropriado e perfure.

  5. Alinhe o lado perfurado do plástico com os pentes pontudos e faça com que essas pontas atravessem os furos.

  6. Empilhe a maior quantidade possível de papéis que a encadernadora pode perfurar de uma só vez. Coloque a parte esquerda da pilha no lugar apropriado e perfure, seguindo as instruções do manual.

  7. Coloque a pilha de cabeça para baixo, alinhe o lado perfurado com as pontas do pente, fazendo-os atravessar os furos.

  8. Repita o processo até que todas as páginas tenhas sido perfuradas. Coloque então a contracapa em cima e feche o pente.

    Encadernamento com um furador de três buracos

  1. Utilize o furador para perfurar todas as páginas, a 2 cm de distância da lateral esquerda.

  2. Empilhe bem as páginas, ordenando-as.

  3. Corte um barbante ou fio grosso em três pedaços, que deverão passar pelos buracos, envolver a parte esquerda e ter uma folga de mais ou menos 2 cm tanto em cima quanto embaixo.

  4. Passe o fio ou barbante por cada buraco e amarre suas pontas à esquerda das páginas. Comece com o buraco de cima e prossiga para os de baixo.

  5. Amarre a pilha. Deixe os laços no nó ou corte seus excessos com uma tesoura.

Loading...

Dicas

  • Encadernação com pente é mais adequada para materiais escolares, enquanto o método com o furador de três buracos é mais recomendado para produtos feitos à mão, livros infantis caseiros ou manuscritos pessoais.
  • Uma alternativa é colocar as páginas com os três furos em um fichário e, assim, obter um visual organizado e profissional.
  • Experimente costurar ou colar uma pilha de papéis fina, no lado esquerdo do material encadernado, para fazer um livro resistente e de aparência artesanal.
  • Grampeie o lado esquerdo das páginas ao trabalhar com livros finos. Os grampos deverão ficar 5 cm abaixo do topo e 5 cm acima da borda inferior.

Aviso

  • Sempre siga as instruções do fabricante ao utilizar máquinas de encadernação. Isso deve ser feito para evitar danos e ferimentos.

O que você precisa

  • Páginas soltas
  • Máquina de encadernamento com pente
  • Espiral
  • Capa transparente
  • Contracapa não transparente
  • Furador de três buracos
  • Barbante ou fio grosso
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...