Mais
×

Como encurtar uma corda sem cortá-la

Atualizado em 20 julho, 2017

A corda é um recurso valioso, especialmente quando se vai acampar ou escalar. Algumas situações pedem uma corda pequena, mas cortar a sua única corda pode lhe custar no futuro. A melhor opção é encurtar a corda sem cortá-la. O nó catau foi elaborado para fazer isso, e caso precise de uma corda maior depois, você pode simplesmente desfazer o nó. Este tipo de nó teve ampla aplicação nos tempos de embarcações à vela, antes das cordas sintéticas se tornarem populares.

Instruções

Um nó catau permite que a corda seja encurtada sem precisar cortá-la (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

    Fazendo um nó catau

  1. Estenda a corda e faça três laços. Estes laços devem ser próximos uns dos outros e devem apontar para cima. Quanto maiores forem os laços, mais a corda será encurtada.

  2. Através do laço no lado direito, pegue o lado direito do laço central com sua mão direita. Continue segurando o laço central com sua mão direita enquanto realiza o passo seguinte.

  3. Pegue o laço da esquerda e segure o lado esquerdo do laço central com sua mão esquerda.

  4. Puxe ambos os lados do laço central através dos dois laços laterais, simultaneamente. Termine o nó puxando os dois lados do laço central em direções opostas até que esteja firme.

Aviso

  • Não confie neste tipo de nó para carregar cargas pesadas. Com as cordas sintéticas atuais, não é seguro.

O que você precisa

  • Corda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article