Mais
×

Como endereçar uma carta formal

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma carta formal possui regras a serem seguidas, mas elas não são difíceis. Para endereçar uma carta formal, só é preciso certificar-se de colocar o endereço de retorno e o endereço do destinatário nos lugares corretos. Também é importante sempre incluir uma data.

Instruções

Endereçar uma carta formal requer alguns detalhes. (writing image by Horticulture from Fotolia.com)
  1. Comece a carta com o seu nome. Seu nome e endereço de retorno devem começar a ser escritos no centro da página (tão à direita quanto couberem o nome e o endereço). Algumas pessoas incluem seu telefone e e-mail junto com o endereço em uma carta formal.

  2. Coloque a data depois de pular dois espaços. Certifique-se de escrever o mês. Não utilize abreviações ou números para o mês ao escrever uma carta formal.

  3. Deixe duas linhas em branco. Escreva o nome e o endereço do destinatário. Certifique-se de usar Sr. ou Sra. antes do nome da pessoa, como Sr. João Vieira ou Sra. Sabrina Silva. Caso se trate de um doutor, use o prefixo Dr.

  4. Escreva a saudação depois de pular outras duas linhas. Utilize "Querido(a)" com Sr. ou Sra. e o sobrenome da pessoa. Utilize uma vírgula depois da saudação. Com essas regras simples, você acaba de aprender a como endereçar uma carta formal.

Dicas

  • Ao endereçar uma carta formal, é melhor utilizar o nome da pessoa ao invés de "a quem possa interessar". Se não souber o nome do endereçado, então, tente ligar para o negócio ou serviço e peça informação à recepcionista. Certifique-se de pedir a ortografia correta.
  • Se não souber se uma mulher prefere ser chamada de Sra. ou Srta., então utilize Srta. Na dúvida, prefira o título mais neutro.

O que você precisa

  • Computador ou máquina de escrever
  • Papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article