×
Loading ...

Como escrever uma carta para um embaixador

Atualizado em 24 março, 2017

No corpo diplomático é importante que todos os convites, pedidos e perguntas sejam feitos por escrito. Consequentemente, se você tem qualquer negócio com uma embaixada, terá que escrever uma carta. Como ditam os bons costumes, a escrita adequada é esperada nos círculos diplomáticos e, as pessoas são julgadas pela maneira como seguem o protocolo. Escrever uma carta para um embaixador não é difícil. Só exige que você siga algumas regras básicas.

Instruções

Cartas a um embaixador devem ser digitadas, não podem ser escritas à mão (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Use o formato de bloco. Este é o modelo aceito. Nele, todo o texto começa alinhado com o lado esquerdo da página. Em vez de recuar, deixe um espaço entre cada parágrafo.

    Loading...
  2. Use papel timbrado e deixe um espaço entre o endereço e a data. Se você não tem papel timbrado, digite seu endereço no canto superior esquerdo, em seguida, adicione um espaço e digite a data.

  3. Deixe um espaço após a data e digite o endereço, começando com "Sua Excelência (nome da autoridade), Embaixador do (país)". O endereço é o que separa as cartas comerciais das pessoais​​. O mesmo endereço deve estar na carta e no envelope.

  4. Deixe um espaço após o endereço e, em seguida, escreva a saudação. O formato correto é "Caro Embaixador".

  5. Deixe um espaço, novamente, e inicie o corpo da carta. Explique porque você está escrevendo para o embaixador. Vá direto ao ponto, dizendo: "Estou escrevendo para pedir ..." ou algo equivalente.

  6. Mantenha suas frases e parágrafos curtos. Não use uma palavra grande quando uma pequena poderá servir. Mantenha um tom profissional todo o momento em que estiver escrevendo uma carta a um embaixador.

  7. Componha outro parágrafo curto, certificando-se de, mais uma vez, deixar um espaço entre os parágrafos e fornecer qualquer informação de apoio. Se, por exemplo, você está escrevendo para pedir ao embaixador para falar em uma cerimônia, forneça a data, hora e detalhes do local.

  8. Inicie um parágrafo final, agradecendo ao embaixador por seu tempo e por considerar o seu pedido. Deixe um espaço entre o ponto final e o encerramento.

  9. Termine a sua carta com "Atenciosamente,". Deixe três ou quatro espaços para a sua assinatura e, em seguida, digite seu nome.

  10. Verifique o formato de sua carta em "visualização de impressão" e veja se ela está corretamente posicionada. Se a carta estiver mais concentrada em direção ao topo da página, porque ela é curta, deixe espaços extras no início e centralize-a na página.

Loading...

Dicas

  • Você pode deixar um dia de intervalo entre a data em que escreveu a carta e a sua edição, para que você refresque seu olhar e consiga pegar qualquer erro que tenha passado despercebido.

Referências

Loading ...
Loading ...