Mais
×

Como endurecer metal através de tratamento térmico

O processo de submeter um metal a tratamento térmico é conhecido como têmpera ou endurecimento. O aquecimento torna o metal duro ou macio, dependendo da velocidade em que ele é arrefecido depois de aquecido. Para endurecer e tratar o metal termicamente, o material é aquecido até ficar incandescente e imediatamente resfriado em água ou óleo vegetal. Para criar um material macio e maleável, o metal temperado é aquecido até incandescer, forjado em seguida, aquecido mais uma vez e arrefecido imediatamente em um líquido frio para que endureça.

Instruções

O processo de submeter um metal a tratamento térmico é conhecido como têmpera ou endurecimento (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Prenda a lima plana no torno de banchada, de modo que fique presa pelo eixo vertical. Remova qualquer material inflamável em um raio de um metro da peça.

  2. Encha um balde de metal com uma quantidade suficiente de água fria ou óleo vegetal para mergulhar a lima completamente. Esse será o balde de têmpera. Deixe-o perto do torno.

  3. Coloque os óculos de proteção e acenda o maçarico.

  4. Segure o maçarico a uma distância de aproximadamente 5 cm da superfície da lima. Aplique a chama em movimentos circulares sobre a superfície da ferramenta em ambos os lados. Continue o processo até que a peça fique incandescente, por cerca de 5 minutos.

  5. Desligue o maçarico. Utilize o tenaz de ferro fundido para pegar a lima incandescente e retirá-la do torno de bancada, mergulhando-a imediatamente na água ou no óleo vegetal. Deixe a lima no fluido até que o borbulhamento pare.

  6. Remova a lima plana do balde de têmpera e coloque-a em um local seguro para resfriar completamente.

Coisas Necessárias

  • Lima plana velha
  • Torno de bancada
  • Óculos de proteção
  • Balde de metal
  • Água fria ou óleo vegetal
  • Maçarico
  • Tenaz de ferro fundido
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article