Mais
×

Como enganar um esfigmomanômetro aneróide

Atualizado em 17 abril, 2017

Um esfigmomanômetro aneróide, também conhecido como medidor de pressão de braço, permite que os profissionais de saúde meçam a pressão sanguínea de um paciente. Cada um deles deve ser testado antes de ser usado em pacientes. Uma forma de testá-lo é inflando-o, para assegurar-se de que está segurando o ar e de que está esvaziando corretamente. Um esfigmomanômetro aneróide só consegue inflar quando está bem preso ao redor do braço de um paciente. Para testá-lo antes do uso, ele deve ser enganado, para que ache que está ao redor de um braço.

Instruções

Um esfigmomanômetro, ou medidor de pressão, é usado para medir a pressão sanguínea de uma pessoa (blood pressure manometer studio isolated image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Assegure-se que o manguito esteja completamente vazio, antes de testá-lo. Aperte-o, para verificar a presença de ar. Se detectá-lo, abra a válvula de esvaziamento completamente. Enrole-o, para que vire uma linha reta. Comece por uma ponta e lentamente enrole-o. Conforme o enrolar, aperte-o suavemente para remover o ar remanescente.

  2. Feche a válvula de esvaziamento de ar, após assegurar-se que o manguito esteja vazio. Os esfigmomanômetros aneroides possuem uma válvula de esvaziamento, que mantém o ar no manguito, permitindo que ele se infle, e deixa o ar escapar, quando chegar o momento. Ela pode ser uma alavanca ou um parafuso. Aperte o parafuso para fechar a válvula ou coloque a alavanca na posição fechada. Verifique se a válvula está fechada, apertando a pera. Se conseguir ouvir o ar escapando, ela está aberta. Quando o ar não mais escapar e o manguito começar a encher, a válvula estará fechada.

  3. Enrole o manguito em círculo, para que o esfigmomanômetro aneroide pense que está ao redor do braço de um paciente. Comece pela ponta aberta, que é a que não possui o tubo da pera, e enrole-o em direção à ponta oposta. Então, prenda-o com o velcro ou segure-o manualmente, caso seja pequeno demais para o velcro.

    Use o velcro para prender o manguito (doctors desk with sphygmomanometer image by Keith Frith from Fotolia.com)
  4. Infle o manguito, apertando a pera repetidamente. O medidor de pressão aumentará, conforme ele se infla. Aperte a pera até que o medidor chegue no ponto recomendado pelas instruções de teste. Cada manguito possui instruções específicas, recomendando um nível adequado para testes.

  5. Esvazie o manguito, abrindo a válvula de esvaziamento de ar. Desenrosque-a ou coloque a alavanca na posição aberta. Após abrir a válvula, você deve conseguir ouvir o ar escapando. A velocidade de fuga do ar pode ser controlada pelo mecanismo da válvula (parafuso ou alavanca). Aperte a alavanca ou gire o parafuso para controlar a velocidade do ar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article