Ensinando crianças sobre inclusão através de atividades para colorir

Escrito por christian mullen | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ensinando crianças sobre inclusão através de atividades para colorir
A inclusão ensina a igualdade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

A inclusão é um dos conceitos mais importantes ensinado na sala de aula moderna. Enquanto no passado, aqueles considerados desiguais ou portadores de deficiências físicas eram tratados diferentemente dos alunos "normais", atualmente é muito aceitável ensinar a inclusão, geralmente através de exercícios para colorir, de modo que os alunos compreendam que esses estudantes não são diferentes do resto de nós e podem desempenhar os mesmos tipos de atividades.

Outras pessoas estão lendo

Deficiência visual

A deficiência visual é uma incapacidade que aparece nas salas de aula de todo o país. É importante que os alunos entendam que ser diferente não é ruim. Fale sobre os deficientes visuais e dê uma atividade para pintar que enfatize o modo como eles vivem. Um exercício que mostre um deficiente visual lendo em Braille, usando uma bengala ou um cão guia ajudará os alunos a compreenderem a cegueira e quais recursos são utilizados pelos deficientes visuais.

Ensinando crianças sobre inclusão através de atividades para colorir
Ensinar sobre a deficiência visual pode tornar os alunos mais solidários (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Deficiência auditiva

Ser portador de deficiência auditiva não precisa ser um obstáculo para a aprendizagem. Uma vez que os alunos saibam disso, estarão mais propensos a incluir crianças portadoras de deficiência sem preconceito. Inclua atividades para colorir com crianças e adultos usando a linguagem gestual, bem como crianças portadoras de aparelhos auditivos. Todas as deficiências deveriam ser tratadas do mesmo modo. A inclusão pode ser ensinada mesmo para as crianças menores, fazendo uso de exercícios de pintura ou de descrições de como os deficientes auditivos se comunicam e ouvem em sala de aula.

Ensinando crianças sobre inclusão através de atividades para colorir
Ensinar a linguagem de sinais pode ser um recurso a mais (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Deficiência física

Ver uma cadeira de rodas pode fazer com que crianças pequenas sintam-se desconfortáveis, então usar uma página para colorir que descreva os implementos usados pelas pessoas com deficiência física pode encorajar a inclusão em sala de aula. Use folhas para pintar que mostrem crianças em cadeiras de rodas, lambretas e muletas, ou participando de atividades em sala de aula. Isso irá ajudar seus alunos a compreenderem que crianças com deficiência física também conseguem se divertir e cooperar na classe. Use exercícios que mostrem que elas também podem tocar instrumentos, trabalhar com computador e fazer atividades cotidianas.

Ensinando crianças sobre inclusão através de atividades para colorir
Através das figuras, as crianças perguntarão naturalmente sobre a deficiência física (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Amputados

Pessoas amputadas são vistas às vezes como diferentes, mas usando uma atividade para colorir, os alunos podem ter uma ideia melhor das muitas coisas que elas podem fazer em vez de focar no que elas não conseguem dentro ou fora da sala de aula. Usar figuras que mostrem pessoas amputadas esquiando ou praticando esportes pode ajudar as crianças a aprenderem a inclusão e tolerância por aqueles que parecem diferentes. Exercícios de colorir com indivíduos amputados e páginas da Paralimpíada podem ser combinados para dar aos alunos uma perspectiva melhor sobre esta deficiência em particular.

Ensinando crianças sobre inclusão através de atividades para colorir
Figuras das Paralimpíadas fará com que seus alunos valorizem as pessoas amputadas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível