Como ensinar frações para alunos com baixa visão

Escrito por rebecca zadell | Traduzido por sergio mosquim junior
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Como ensinar frações para alunos com baixa visão
Considere usar pedaços onde cores diferentes denotem frações diferentes (isolated colorful fraction circles image by davidcrehner from Fotolia.com)

Embora os alunos com baixa capacidade visual usem ábacos para aprender matemática, existem, hoje em dia, modos tecnológicos ou não para ajudá-los a aprender frações. É fácil modificar alguns métodos mais tradicionais de ensino para alunos com capacidade visual normal e programas de tecnologia assistiva oferecem interfaces maiores e mais acessíveis. A incorporação de elementos auditivos através de programas de computador, juntamente com elementos manipuláveis, permite uma compreensão mais rápida e mais completa. Com um pouco de preparação, você achará o processo desafiador e recompensador e a ideia de adaptar suas aulas irá beneficiar todos os seus alunos.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Objetos manipuláveis
  • Lentes de aumento
  • Leitor de tela
  • Versão em braille dos livros

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Instruções

  1. 1

    Dê objetos, como pedaços plásticos de torta e copos com miçangas, aos alunos. Objetos com saliências que representam números são indispensáveis para os alunos com baixa capacidade visual.

  2. 2

    Use equipamento de aumento. Os alunos geralmente se beneficiam do uso de projetores e lentes de aumento de tela. Use cores fortes e contrastantes para destacar os segmentos de um objeto.

  3. 3

    Deixe que os alunos usem leitores de tela e calculadoras falantes. Companhias de tecnologia assistiva desenvolveram vários programas feitos especialmente para alunos de matemática. Antes de comprá-los, verifique os conceitos matemáticos cobertos por cada programa.

  4. 4

    Encoraje os alunos a aprender o código Nemeth, uma série de símbolos em braille para noções matemáticas. As versões em braille dos livros de matemática geralmente usam este código. Considere o uso de tarefas em braille.

Dicas & Advertências

  • Faça reuniões com os alunos, seus pais e o coordenador, para dar uma ideia das capacidades dos alunos e dizer quais ferramentas foram mais úteis.

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