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Como ensinar matemática através de um relógio analógico

Atualizado em 17 abril, 2017

Os professores têm uma lista de perguntas temidas que seus alunos indagam todo dia. Uma delas é "Que horas são?", outras incluem "Quanto tempo falta para o recreio?" e "Quanto tempo falta para a aula acabar?" Os professores podem usar essas perguntas para ajudar os alunos a aprenderem o benefício de saber dizer as horas e como calcular o tempo decorrido. É possível usar os relógios nas aulas de matemática para ensinar as habilidades da matemática acadêmica e também do mundo real.

Instruções

Os relógios de parede podem ajudar os alunos a aprenderem a matemática acadêmica e a do cotidiano (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Ponha relógios analógicos para ensinar os alunos a dizer as horas. Atualmente, a maioria dos alunos aprendem a dizer as horas usando relógios digitais. Eles estão menos familiarizados com os relógios analógicos, aqueles com ponteiros para as horas e minutos, que giram no sentido horário. Primeiro ensine aos alunos as partes do relógio: o ponteiro das horas e o dos minutos, o ponteiro dos segundos, os números. Comece explicando a diferença entre o ponteiro das horas e o dos minutos e como eles trabalham juntos para mostrar a hora. Faça com que os alunos contem os minutos de cinco em cinco em um relógio: por exemplo 1:05, 1:10, etc. Então, explique como os traços entre os números maiores representam cada minuto e como podem ser contados também. Deixe os alunos praticarem como dizer as horas quando os ponteiros estão em posições diferentes.

    Ensine aos alunos as partes do relógio analógico e como funcionam (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  2. Ensine o tempo decorrido usando relógios. Os alunos, às vezes, se esforçam para adivinhar que hora será depois que um certo número de minutos ou horas passarem. O tempo decorrido também pode ser encontrado em padrões acadêmicos de acordo com o distrito ou estado, as metas e os objetivos. Comece ensinando o tempo que passou fazendo perguntas que envolvam períodos de tempo simples. Por exemplo, "Que hora será daqui a uma hora?" e "Que horas eram à uma hora e meia atrás?" são um bom meio de começar. Uma vez que os alunos já tenham compreendido totalmente o conceito de se mover para a frente e para trás no tempo com o relógio, forneça problemas práticos mais desafiadores. Por exemplo: "Eu levo 23 minutos para andar da minha casa para a escola e vice-versa. A que horas eu chegarei se eu sair da escola às 3:48 da tarde?"

    Desafie seus alunos com problemas utilizando horas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  3. Utilize as conversões de horas e minutos para ajudá-lo a ensinar multiplicação e divisão. Os alunos se depararão com conversões nas aulas de matemática e ciências no segundo grau. Os relógios de parede são um ótimo meio de introduzir conversões matemáticas porque eles oferecem um recurso visual ao aluno. Explique e demonstre que cada número no relógio representa um intervalo de cinco minutos. Se quiser saber quantos minutos passam quando o ponteiro do minuto se move da posição 12 para 3, multiplique 3 x 5 para obter a resposta:15. Então, explique que o ponteiro dos minutos leva 60 minutos para percorrer o relógio inteiro, desse modo, há 60 minutos em uma hora. Utilizando a multiplicação, calcule quantos minutos há em quatro horas; usando a divisão, determine quantos minutos há em meia hora ou um quarto de hora.

    É mais fácil ensinar o conceito de conversões através das horas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
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