Como ensinar matemática através de um relógio analógico

Escrito por lynn wolf | Traduzido por rosangela gandini
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Como ensinar matemática através de um relógio analógico
Os relógios de parede podem ajudar os alunos a aprenderem a matemática acadêmica e a do cotidiano (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Os professores têm uma lista de perguntas temidas que seus alunos indagam todo dia. Uma delas é "Que horas são?", outras incluem "Quanto tempo falta para o recreio?" e "Quanto tempo falta para a aula acabar?" Os professores podem usar essas perguntas para ajudar os alunos a aprenderem o benefício de saber dizer as horas e como calcular o tempo decorrido. É possível usar os relógios nas aulas de matemática para ensinar as habilidades da matemática acadêmica e também do mundo real.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Ponha relógios analógicos para ensinar os alunos a dizer as horas. Atualmente, a maioria dos alunos aprendem a dizer as horas usando relógios digitais. Eles estão menos familiarizados com os relógios analógicos, aqueles com ponteiros para as horas e minutos, que giram no sentido horário. Primeiro ensine aos alunos as partes do relógio: o ponteiro das horas e o dos minutos, o ponteiro dos segundos, os números. Comece explicando a diferença entre o ponteiro das horas e o dos minutos e como eles trabalham juntos para mostrar a hora. Faça com que os alunos contem os minutos de cinco em cinco em um relógio: por exemplo 1:05, 1:10, etc. Então, explique como os traços entre os números maiores representam cada minuto e como podem ser contados também. Deixe os alunos praticarem como dizer as horas quando os ponteiros estão em posições diferentes.

    Como ensinar matemática através de um relógio analógico
    Ensine aos alunos as partes do relógio analógico e como funcionam (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
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    Ensine o tempo decorrido usando relógios. Os alunos, às vezes, se esforçam para adivinhar que hora será depois que um certo número de minutos ou horas passarem. O tempo decorrido também pode ser encontrado em padrões acadêmicos de acordo com o distrito ou estado, as metas e os objetivos. Comece ensinando o tempo que passou fazendo perguntas que envolvam períodos de tempo simples. Por exemplo, "Que hora será daqui a uma hora?" e "Que horas eram à uma hora e meia atrás?" são um bom meio de começar. Uma vez que os alunos já tenham compreendido totalmente o conceito de se mover para a frente e para trás no tempo com o relógio, forneça problemas práticos mais desafiadores. Por exemplo: "Eu levo 23 minutos para andar da minha casa para a escola e vice-versa. A que horas eu chegarei se eu sair da escola às 3:48 da tarde?"

    Como ensinar matemática através de um relógio analógico
    Desafie seus alunos com problemas utilizando horas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
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    Utilize as conversões de horas e minutos para ajudá-lo a ensinar multiplicação e divisão. Os alunos se depararão com conversões nas aulas de matemática e ciências no segundo grau. Os relógios de parede são um ótimo meio de introduzir conversões matemáticas porque eles oferecem um recurso visual ao aluno. Explique e demonstre que cada número no relógio representa um intervalo de cinco minutos. Se quiser saber quantos minutos passam quando o ponteiro do minuto se move da posição 12 para 3, multiplique 3 x 5 para obter a resposta:15. Então, explique que o ponteiro dos minutos leva 60 minutos para percorrer o relógio inteiro, desse modo, há 60 minutos em uma hora. Utilizando a multiplicação, calcule quantos minutos há em quatro horas; usando a divisão, determine quantos minutos há em meia hora ou um quarto de hora.

    Como ensinar matemática através de um relógio analógico
    É mais fácil ensinar o conceito de conversões através das horas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

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