Como ensinar modos fáceis para os alunos lerem réguas com medidas em polegadas e centímetros

Escrito por melissa gagnon | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar modos fáceis para os alunos lerem réguas com medidas em polegadas e centímetros
Ensine os alunos a lerem as réguas usando atividades práticas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As medidas e suas leituras podem ter conceitos obscuros e incompreendidos para os alunos, mas seu aprendizado pode ser facilitado com atividades práticas e com aplicações no dia a dia. Ensine os alunos a lerem a régua fazendo-os medir os itens pela sala de aula para comparar as diferenças de tamanhos dos objetos. Ensine-os a usarem a régua de 12 polegadas e 30 cm com as polegadas marcadas e um lado e os centímetros, no lado oposto. Faça-os treinarem o uso das medidas nas duas unidades.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Régua
  • Caderno de anotações
  • Marcadores
  • Cartolina
  • Tesoura
  • Giz
  • Fita adesiva

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Mostre a régua aos alunos e peça para que eles a segurem, lendo os números em voz alta da esquerda para a direita. Demonstre que o topo da régua é a parte com o número 0 e que sua ponta é a parte com o número 30 (cm) ou 12 (polegadas).

  2. 2

    Demonstre como medir um objeto como um caderno ou um marcador alinhando a régua nele. Mostre para os alunos que o topo da régua deve estar alinhado com o topo do objeto medido e enquanto segura a régua paralelamente, peça para que eles apontem o número que marca o local onde o objeto termina. Esse número representa o comprimento do objeto.

  3. 3

    Peça para os alunos traçarem ao redor de um de seus pés na cartolina e recortar o desenho. Mostre como alinhar a borda da régua com a ponta do pé recortado e peça para eles medirem seus pés em polegadas e centímetros. Eles podem anotar as medidas em um caderno para comparar o tamanho de seus pés com os outros na sala.

  4. 4

    Peça para os alunos para medirem itens pela sala, anotando seus resultados em um caderno. Por exemplo, se eles medirem um livro, fale para escreverem seu comprimento em polegadas e centímetros.

  5. 5

    Desenhe linhas na lousa ou marque-as com fita adesiva no chão e fale para os alunos praticarem a leitura com réguas medindo essas linhas. Peça para eles anotarem o comprimento dessas linhas em polegadas e centímetros.

  6. 6

    Peça para os alunos criarem suas próprias réguas com cartolina e marque as linhas dos centímetros e polegadas na cor preta, a metade da unidade em vermelho, um quarto em verde, 1/8 em azul e 1/16 em laranja para ajudar a diferenciá-las. Crie uma planilha com linhas que obriguem os alunos a lerem a régua usando essas marcas de frações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível