Mais
×

Como ensinar os princípios básicos das porcentagens às crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitos currículos escolares incluem o ensino das porcentagens em algumas séries. O conceito de porcentagens é um conceito matemático fundamental, assim como muitos outros - como frações e proporções - feitos a partir delas. Portanto, para ter sucesso em exercícios matemáticos mais avançados, é essencial que os alunos dominem as noções básicas de porcentagens. Os educadores usam diversas táticas e métodos para ensinar isso às crianças.

Instruções

As porcentagens são usadas para tarefas da rotina diária, como calcular descontos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Introduza os estudantes no tema das porcentagens definindo primeiramente a palavra. Explique que "por cento" significa uma parte de 100 e que a porcentagem é a proporção ou fração de um número sobre 100. Forneça um exemplo desse conceito. Por exemplo, um teste com resultado de 75 por cento (%) indica que 75 entre 100 questões foram respondidas corretamente.

  2. Use problemas envolvendo palavras para ensinar o tema, além dos simples problemas matemáticos. Crie situações que atraiam os estudantes e sejam apropriadas à idade. Por exemplo, use o seguinte problema para uma classe de quinta série: "João assistiu seis dos dez filmes do Harry Potter. Quantos por cento dos filmes do Harry Potter ele assistiu?".

  3. Explique que as porcentagens são calculadas pela multiplicação cruzada das frações, mais conhecida como regra de três. Usando-se o problema do Passo anterior, por exemplo, mostre que a fração 6/8 é multiplicada por 100/1 para calcular a porcentagem de filmes que Jake assistiu. Dessa forma, a porcentagem é convertida de volta para uma fração quando multiplicada por 1/100.

  4. Use recursos visuais para reforçar o ensino das porcentagens. Mostre tabelas, gráficos de pizza e outras imagens para demonstrar a ideia das porcentagens. Como alternativa, use o dinheiro como um exemplo prático do assunto. Estas situações visuais e práticas ajudam as crianças a entender de outra maneira um conceito muito abstrato.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article