×
Loading ...

Como ensinar simetria de reflexão para o 1º ano do ensino fundamental

A simetria é encontrada em todo o mundo ao nosso redor. Usada em desenhos feitos pelo homem ou encontrada na natureza, a simetria de reflexão é um projeto de reflexão repetido igualmente com uma linha imaginária, ou simétrica, no meio. Ensine os alunos do 1º ano do ensino fundamental a identificarem e criarem projetos de reflexão simétrica. Os alunos se tornam mais conscientes dos padrões reflexivos e são capazes de identificar uma linha de simetria de forma independente.

Instruções

A simetria de reflexão pode ser encontrada em desenhos feitos pelo homem ou na natureza (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Compre um conjunto de espelhos transparentes em uma loja de material escolar ou de um distribuidor online. Dê tempo para os alunos explorarem e fazerem observações com seus espelhos antes de dar as instruções para a aula.

    Loading...
    As crianças ficam intrigadas com os reflexos que descobrem em um espelho portátil (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  2. Desenhe a metade de um círculo, a metade de uma flor, a metade de um hexágono e a metade de um rosto de palhaço em um papel. Tire um xerox dessa folha para cada aluno. Modele colocando o espelho transparente na borda de cada imagem, ou da linha de simetria. Observe através do espelho e desenhe o reflexo da cada um para completá-lo. Guie os alunos para eles praticarem o desenho de cada reflexão.

  3. Instrua os alunos a desenharem uma metade de imagem sozinhos em um papel branco. Eles trocam os papéis com um parceiro e usam seu espelho para desenhar o reflexo simétrico da imagem.

  4. Dê um espelho transparente para os alunos levarem para casa. Instrua-os a encontrarem uma imagem de jornal ou revista para refleti-la em um papel branco. Os alunos devem desenhar sozinhos o reflexo simétrico da imagem e levá-la para a escola, juntamente com a devolução do espelho.

Loading...

O que você precisa

  • Espelho transparente
  • Lápis
  • Papel em branco

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...