Como entalhar e gravar em madeira

Escrito por phil whitmer | Traduzido por flavio ferreira
Como entalhar e gravar em madeira
Escultura em madeira e gravura são passatempos populares (tree trunk carving image by Warren Millar from Fotolia.com)

Entalhar em madeira engloba tudo, desde simplesmente desbastar a madeira até a criação de esculturas elaboradas. A gravura é uma forma linear de escultura decorativa geralmente usada para decorar superfícies de madeira planas. As linhas finas da gravura sobre a madeira produzem a matriz xilográfica e a impressão por xilogravura. Decorativa, a gravura em madeira foi popularizada pelos entalhadores cristãos da Idade Média. Os artistas plásticos usaram ​​extensivamente esse processo durante o Renascimento. Muitas culturas aborígines transformaram a escultura em madeira em uma grande arte. Com prática e um conjunto adequado de ferramentas, qualquer um pode aprender a esculpir e gravar em madeira.

Instruções

  1. 1

    Colete um conjunto de goivas para o tipo de trabalho que você pretende fazer. Reúna um conjunto de pequenos estiletes para desbaste simples. Use canivetes comuns ou compre facas de talhar especializadas (bench knives ou Sloyd knives). Esculpa finos detalhes com uma variedade de ferramentas de escultura pequenas, incluindo goivas, formões recurvos e cinzéis. Remova grandes áreas do fundo da madeira com ferramentas maiores, como os formões e goivas de lâmina reta. Use goivas e forma de U para fazer linhas curvas. Grave linhas decorativas em madeira com goivas em forma de V e cinzéis de ponta em V.

    Como entalhar e gravar em madeira
    Conjunto de formões e goivas (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Escolha um pedaço de madeira adequado para a escultura. Use pinho ou tília para a maioria dos projetos iniciais. Passe para madeiras mais caras depois de ganhar alguma experiência. Inspecione a madeira para se certificar de que está livre de defeitos, como rachaduras ou nós. Comece com um pedaço de madeira cilíndrico para entalhar uma escultura ou uma tela plana para entalhe pictórico. Grave linhas decorativas em qualquer superfície de madeira, incluindo móveis, baús e caixas de ferramentas rotativas ou manuais.

  3. 3

    Desenhe o seu projeto diretamente sobre a madeira ou transfira-o usando papel carbono. Siga as linhas para esboçar as formas básicas da sua escultura. Delineie as formas com suas maiores goivas e formões. Cave ao longo seguindo as estrias da madeira. Faça entalhes curtos nas diagonais através das estrias. Use entalhes curtos, enquanto esculpe na contramão, para evitar danificar a madeira.

  4. 4

    Proteja seus esculturas maiores em um torno, para manter a estabilidade. Segure pequenos pedaços de madeira na mão, para esculpir. Mas sempre segure a madeira por trás, fora do caminho da lâmina. Ponha o polegar da mão com que você corta sobre a parte de trás da lâmina para estabilizar e controlar os seus traços de corte. Mantenha a faca estacionária e gire a madeira ao redor, para cortá-la. Aplique pressão constante para a lâmina da faca para manter-se na superfície da madeira e evitar que escapula. Afie suas ferramentas constantemente, para manter os melhores resultados.

  5. 5

    Entalhe e cortar a madeira do fundo para definir a estrutura das formas desejadas. Use suas goivas em forma de U para estabelecer suas formas básicas e planos. Segure o cabo da goiva firmemente e empurre-a com uma das mãos enquanto segura a lâmina com a outra. Conclua o detalhamento do trabalho com as goivas e facas menores. Deixe as marcas de goiva para criar textura e estilo visual ou lixe suavemente o trabalho, se preferir.

O que você precisa?

  • Goivas
  • Ferramentas rotativas
  • Amoladores
  • Estiletes
  • Canivete
  • Painel de madeira ou bloco
  • Torno
  • Lixa

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível